Como fazer um Backup de arquivos [grátis]

Por Jorge Sampaio quinta-feira, março 10
Fazer um backup de arquivos é muito importante. Uma avaria no seu computador ou uma infecção por Malware, pode levar a perda permanente dos seus arquivos (vídeos, imagens, músicas, documentos, etc.).

Embora seja possível recuperar arquivos excluídos (veja como), é sempre importante prevenir esse cenário. Para criar o seu backup você poderá utilizar o AOMEI Backupper.

Você deverá guardar o seu "backup" num dispositivo externo (pendrive, DVD, etc.) ou na nuvem (Cloud), de forma a garantir a segurança desses backups em caso de avaria do seu computador.

Uma solução interessante para guardar guardar os seus arquivos online, é o OneDrive um serviço gratuito da Microsoft.

Como fazer backup arquivos?

Em primeiro lugar, comece por baixar o AOMEI Backupper diretamente do site do desenvolvedor. Após instalar o programa, aceda ao menu "Backup" - "File Backup". Dê um nome ao seu backup, e clique no botão "Add File" para adicionar um arquivo ou "Add Folder" para adicionar uma pasta.

Como fazer backup arquivos


No segundo passo, deverá indicar o dispositivo onde irá guardar o seu Backup.

Clique no botão "Start Backup". Agora basta aguardar enquanto o programa cria um backup com os arquivos que você adicionou. No final, surgirá um arquivo (.afi) no diretório que indicou para guardar o Backup.

Como restaurar um Backup?


Restaurar os seus arquivos é igualmente simples. Basta iniciar o programa AOMEI Backupper e aceder ao sepador "Restore".

Agora clique no botão "Path" para indicar o diretório onde está armazenado o seu arquivo de backup.

Clique em "Next" e confirme quais os arquivos que pretende recuperar (poderá recuperar todos, ou apenas os que achar necessários). Por fim, selecione se pretende restaurar os arquivos para uma nova localização (Restore Files to New Location) ou para o diretório original.


Como fazer backup arquivos

O programa permite-lhe ainda restaurar as permissões (NTFS) para a utilização dos arquivos e pastas.

Clique no botão "Start Restore". Muito simples.

Seja o primeiro a comentar em " Como fazer um Backup de arquivos [grátis] "