O que é o processo "wsappx" do Windows? Porque consome tantos recursos?

Por Jorge Sampaio segunda-feira, agosto 21
O processo wsappx é um processo nativo do Windows 8 e 10, estando associado à loja de aplicativos (Windows Store). Ao abrir o gestor de tarefas, é comum encontrar este processo a ser executado, podendo consumir bastantes recursos de disco e CPU.

Mas o que faz o processo wsappx? Porque razão consome tantos recursos? O wsappx inclui dois serviços distintos, o Client License Service (ClipSVC) e o AppX Deployment Service (AppXSVC).

wsappx

O que é o processo wsappx do Windows?


Explicando de uma forma concreta, este processo surge quando o seu Windows está a instalar, atualizar ou até remover aplicativos através da loja do Windows.

Mesmo que você não use a loja do Windows para baixar jogos ou aplicativos, é normal que este processo seja executado, visto que o Windows atualiza automaticamente os aplicativos (neste caso, os aplicativos nativos).

Posso parar este serviço? Posso Remover?


Estes processos são essenciais para o funcionamento da loja do Windows, e como tal, não pode ser desativado. Na prática, o processo wsappx não é executado de forma contínua, mas apenas quando "solicitado", ou seja, quando a Loja do Windows terminar de instalar ou atualizar aplicativos, o processo irá desaparecer.

Como impedir a atualização automática de Apps?


Para evitar que o processo wsappx seja executado em momentos menos oportunos, poderá desativar a atualização automática de aplicativos do Windows 10. Para isso, comece por aceder à loja de aplicativos do Windows e clique na sua fotografia de perfil.

No menu que surge selecione as "Definições". Para terminar, desative a atualização automática de aplicativos do Windows.

atualizações automáticas no windows store



Post Tags:

Seja o primeiro a comentar em " O que é o processo "wsappx" do Windows? Porque consome tantos recursos? "