Como Verificar se o Carregador do Portátil Funciona? (Multímetro)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, outubro 2
Quando o seu portátil não liga, um dos primeiros testes a fazer é ao carregador. É importante compreender se o seu carregador está a fornecer energia ao PC, com a voltagem correta.

A ausência de energia pode levar ao descarregamento total da bateria, impedindo o computador de ligar (deixando de apresentar os tradicionais LED's de Power). Para obter a resposta, podemos usar um multímetro.

Para começar, é importante identificar a voltagem usada pelo carregador. Poderá encontrar uma indicação da mesma imprimida no "corpo" do carregador. No nosso exemplo, iremos usar um carregador Sony de 19.5V (o seu poderá usar uma voltagem diferente).



Preparar o multímetro

Comece por conectar o terminal preto (negativo) na entrada COM do seu multímetro. A entrada vermelha deve ser conectada DC/AC. Em caso de dúvidas, consulte o manual de instruções do seu dispositivo.



Como verificar se o carregador do portátil funciona? 


Comece ligar o seu carregador à tomada. Em seguida, insira o terminal positivo (vermelho) do multímetro, no plug do carregador de forma a tocar no pino. Use o terminal negativo (preto) para tocar na parte exterior do plug (verifique na imagem).



Se o carregador estiver a funcionar corretamente, o multímetro irá começar a exibir a voltagem correta do carregador. Caso não seja exibida qualquer voltagem, estará perante um carregador avariado.




Post Tags:
safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como Verificar se o Carregador do Portátil Funciona? (Multímetro) "