Porque razão o meu PC demora a desligar? [Soluções]

Por Jorge Sampaio domingo, outubro 22
Desligar um aparelho eletrónico, ou até mesmo o seu carro é algo relativamente simples, bastando pressionar o botão Off, ou rodar a chave de ignição. Mas por algum motivo, desligar o computador é processo muito mais complexo e demorado.

Sendo assim, é normal que o usuário se questione porque razão o PC demora a desligar, se pode forçar o encerramento instantâneo do PC, e claro, como podemos acelerar o encerramento do computador.


Porque meu PC demora para desligar


Porque razão o PC demora a desligar?

Quando você ordena o encerramento do computador, o sistema operativo (Windows) começa a enviar uma ordem de encerramento a todos os programas / serviços em execução, indicando que devem guardar todas as alterações.

Isto é muito importante, porque se o computador for desligado enquanto os programas estiverem a escrever no disco, existe um risco real dos dados ficarem corrompidos e ilegíveis para o sistema.

Se o computador possuir muitos programas e serviços a serem executados, existirá um maior atraso no encerramento. Para otimizar a utilização dos recursos do computador, poderá usar o programa AVG TuneUP.

Atualizações do Windows


Outro grande motivo que atrasa o encerramento do Windows, e que leva as pessoas a tentar forçar o encerramento instantâneo dos computadores, são as atualizações do Windows. As atualizações podem demorar uma verdadeira "eternidade", especialmente em computadores formatados recentemente, ou que são usados com pouca frequência.

atualizações do windows


No entanto, existe uma razão fulcral para que a Microsoft exiba uma mensagem explicita para que não desligue o computador. O corte súbito de energia durante uma atualização, pode corromper arquivos essenciais do Windows, impedindo que o sistema volte a iniciar.

Como tal, possuir uma Fonte de alimentação ininterrupta (UPS) ou a bateria do seu computador portátil carregada a 100%, poderá ser uma boa ideia. Em alternativa, poderá programar o encerramento do computador para um horário específico, ou retardar as atualizações do Windows.

Posso forçar o encerramento?

Só deve forçar o encerramento, se o seu computador estiver irremediavelmente bloqueado. Execute sempre o encerramento correto do sistema. Pode demorar mais tempo do que o habitual, mas acredite, demora muito menos tempo que reinstalar o sistema e recuperar os dados perdidos.

Consequências do encerramento defeituoso:


Dependendo da forma como alguns discos e tipos de ficheiros armazenam os dados, pode existir o risco de comprometer outros dados guardados. Felizmente, as versões modernas do Windows usando o sistema NTFS, que possui a funcionalidade "Journaling", que guardam um histórico das alterações efetuadas nos arquivos, reduzindo o risco de existir corrupção de dados.


Post Tags:

Seja o primeiro a comentar em " Porque razão o meu PC demora a desligar? [Soluções] "