Porque os FPS cai durante o jogo? [Resolvido]

Por Jorge Sampaio segunda-feira, fevereiro 19
O número de frames (FPS) cai subitamente durante um jogo, fazendo com que a imagem trave constantemente? Não se preocupe, com algumas dicas e otimizações, é possível reverter a situação e voltar a jogar de forma fluida.

Muitos dos nossos leitores referiram que este tipo de situação é mais comum em jogos online. Mas é importante esclarecer, que os problemas de FPS baixos não são provocados por falhas de rede, mas sim por falta de desempenho do computador.



Porque os FPS cai durante o jogo?



Na grande maioria dos casos, a quebra nos FPS (Frames per Second) está diretamente relacionada com o desempenho do computador. Ou seja, o seu computador não consegue responder à "exigência" do jogo.

Isso poderá indicar que poderá estar na hora de fazer um "upgrade" ao computador, ou que existem demasiados programas a serem executados em background. Um dos maiores "suspeitos" é o Game DVR do próprio Windows.

1. Desabilitar o Game DVR

Um dos maiores "culpados" pela quebra dos FPS é o Game DVR do Windows. Esta funcionalidade permite gravar jogos em "background", consumindo muitos recursos. Desabilitar a funcionalidade Game DVR do Windows, contribui de forma muito positiva e ajuda a aumentar os FPS.

Para isso, comece por aceder ao menu "Iniciar" - Configurações - Jogos. No separador "Barra de Jogo" desligue a opção "Grave clipes de jogos, capturas de ecrã, e difunda usando a barra de jogo".



No separador "Gravador de jogo" desative a opção "Gravar em segundo plano enquanto jogo um jogo".

2. Modo Performance

Se está a jogar num portátil, verifique se as Opções de Energia estão configuradas para "Máximo Desempenho". Por padrão, sempre que desliga o carregador, o Windows baixa automaticamente o desempenho de forma a prolongar a autonomia da bateria.

Para mais detalhes, basta pressionar com o botão direito do rato no ícone da bateria e selecionar "Opções de Energia". Opte pelo plano "Elevado Desempenho".



3. Temperatura do processador

Se a temperatura do seu processador aumentar em demasia (devido ao elevado esforço de processamento), é normal começar a sentir uma redução na performance, e consequentemente os FPS começarem a cair.

Dessa forma, o processador consegue "arrefecer" e evitar o "desgaste" excessivo. Verifique se o seu computador possui todas as entradas de ar desobstruídas e (limpe todo o pó acumulado). Se possui experiência na área da informática, poderá verificar se a pasta térmica do processador não perdeu as suas propriedades.



4. Atualizar os drivers da placa gráfica

Os drivers atualizados trazem otimizações de desempenho, bem como correção de bugs. Como tal, é importante garantir que possuir esses mesmos drivers atualizados. Para isso, poderá visitar o site do fabricante, ou simplesmente usar o programa DriverMax.

5. Sugestões dos leitores:

Aqui ficam algumas das sugestões enviadas pelos nossos leitores, que os ajudaram a aumentar os FPS:


  • Desligar a sincronização vertical (V-Sync);
  • Reduzir a resolução;
  • Não usar o Anti-aliasing;
  • Ativar o modo jogo do Windows.


Seja o primeiro a comentar em " Porque os FPS cai durante o jogo? [Resolvido] "