Como Comprar o Windows Online - Tudo o que precisa de saber!

Por Jorge Sampaio sábado, março 24
Sabia que pode comprar Windows online, no conforto do seu lar, sem ter que se deslocar a uma loja para adquiri-lo? Pois é! Aqui nesse artigo você poderá saber como comprar, quais os tipos de licença tem ao seu dispor, e as versões que pode escolher. Confira!

A verdade é que existem muitas formas de licenciar e comprar Windows online, e por essa razão as pessoas ficam meio perdidas na hora de saber qual o licenciamento mais adequado ao seu caso.

Comprar o Windows Online


Usar o Windows 10 gratuitamente....

O que provavelmente você não sabe, é que é possível usar o Windows 10 sem uma licença, estando apenas limitado a nível de personalização. Na prática, basta clicar no botão "Não tenho uma chave" na hora da instalação.



Dessa forma, poderá experimentar o Windows 10 no seu computador, testando a compatibilidade do mesmo com todos os componentes, a performance, as funcionalidades etc. Saiba como baixar e instalar o Windows 10.

Comprar Windows online para Empresas



Se você não quer ter problemas com uma auditoria da Microsoft, então é bom saber como comprar Windows online corretamente. Sendo o sistema operacional de desktops mais usado em todo o mundo, a maior parte das empresas opta por comprar o Windows. Mas não basta ter o Windows instalado e ativado com o serial number.

De fato, mesmo tendo a chave do produto, com a etiqueta do serial colada no lado da máquina, pode ter problemas em caso de uma auditoria por parte da Microsoft. Isso porque existem algumas regras de licenciamento para o Windows que a Microsoft exigem. Vejamos um pouco mais sobre isso.

Tipos de Licença



A Microsoft oferece algumas possibilidades diferentes na hora de comprar Windows online. Estas variam de acordo com as necessidades dos usuários. Por isso é que a Microsoft oferece diferentes tipos de licença para que o usuário veja atendidas as suas necessidades.

Geralmente a FPP / ESD é a mais encontrada no varejo, mas também a mais cara. Já a OEM, aquela que já vem pré-instalado no seu computador, é mais em conta que a primeira. Tem também a opção de comprar através de um contrato de licenciamento por volume.

Via de regra, a Microsoft aconselha a comprar o computador com o Windows pré-instalado, sendo que essa é a forma mais barata de adquirir o Windows. Você encontrará uma etiqueta colada ao chassi do seu computador com o serial do Windows.



Licenciamento de Caixa (FPP)



Esse tipo de licença traz tudo numa única caixinha – licença + direito de autor + instalação + documentação. Só poderá instalar esse software em um único computador, por isso são mais adequadas para uso doméstico e para microempresas.

Software pré-instalado em um computador (OEM) Nesse caso, quando compra o seu computador, o software e produtos da Microsoft já estão pré-instalados. Neste caso, o hardware já vem com uma, ou mais, licenças individuais.

Licenciamento por volume

Esse é o tipo de licença mais adequado para empresas com mais de 5 computadores. Com esse tipo de licenciamento as empresas podem obter suas licenças de forma mais econômica, e mais fácil também. Aqui tem a opção de comprar a licença, ou alugá-la.

Versões

No que toca às versões, é necessário ter em conta, não só a melhor forma de licenciá-la, mas qual a mais adequada para o seu caso em particular.

Preço do Windows 10



O Windows 10 possui é atualmente comercializado em duas versões, o Windows 10 Home e o Windows 10 PRO. A diferença de preços entre as duas versões é bastante significativa (praticamente o dobro). Como tal, é normal que o usuário se questione: Valerá a pena comprar o Windows 10 PRO?

  • Versão Home - 145€;
  • Versão PRO - 259€


*Os preços podem alterar sem aviso prévio.

Windows Home / Single

Estas versões são as mais adequadas para os usuários domésticos. Têm alguns dos recursos importantes para uma empresa, mas não todos. Assim sendo, se é uma empresa, há que ter em conta as suas necessidades antes de comprar Windows online de forma a escolher a melhor versão para o seu caso.

Nessa versão não consegue:

  • Conectar a um servidor remoto por RDS;
  • Ingressar em domínio de Windows Server;
  • Gerenciar de forma centralizada;
  • Receber políticas de grupo;
  • Acessar a recursos de criptografia, RAID, entre outros.


Se é verdade que pode usar o Windows Home ou Single em sua empresa, pode não ser a mais adequada devido à falta de recursos úteis para o meio organizacional. Existe também uma questão de segurança, não sendo esse tão seguro quanto o Windows Pro.



Windows Pro

Essa versão do Windows foi elaborada pensando nas empresas. Ela tem todos os recursos básicos de segurança para garantir que todos os computadores da organização se encontram seguros.

Para as grandes corporações conta também com o Windows Enterprise e Entreprise LTSB. Aqui tem maiores recursos de segurança e gerenciamento.

Legalidade do Windows

Outro fator a ter em conta ao comprar Windows online, ou nas lojas, é saber como comprovar a legalidade do seu Windows. Para isso existem duas maneiras: ou através da nota fiscal de compra que diga que o Windows já veio pré-instalado em seu computador, ou com as licenças que devem constar no portal VLSC da empresa.

Se o seu Windows não se encontra dentro da legalidade, só existem duas formas de regularizá-lo.

Uma opção é trocar o seu equipamento e exigir uma máquina já com o Windows Pro OEM pré-instalado. Essa é uma opção bastante válida para quem precisa de trocar de máquina, mas para quem tem uma há relativamente pouco tempo nem é ponderável.

Nesse caso, uma forma de regularizar o Windows é comprando uma licença Windows PRO GGS. Esta licença é específica para regularização e é vendida no contrato Open.

Revendedores Autorizados

Para além da Loja Windows, existem no mercado revendedores autorizados, aos quais pode comprar Windows online. Esses revendedores oferecem algumas vantagens para aquelas pessoas que não sabem como instalar, ou como escolher a melhor licença e versão para o seu caso em particular.

São especialistas em licenciamento, os quais são certificados pela Microsoft, oferecendo ajuda na configuração da solução mais adequada ao seu caso. Ele pode ajudá-lo, também, a saber qual o produto a menor custo que melhor se adéqua a você.

Alguns dos revendedores autorizados oferecem preços bem competitivos, além de ofertarem linhas de crédito com opções muito vantajosas. Esses revendedores também agem na regularização dos softwares com sigilo total, garantindo que nenhuma informação passe para fora da empresa.

Conclusão:


E aí? Ainda não sabe se vai comprar Windows online? A verdade é que é bem simples, sem incômodos, e que oferecem exatamente o mesmo produto, com os mesmos recursos, que aquele Windows que você compra nas lojas de varejo. Não hesite em contatar um revendedor autorizado da Microsoft se tiver dúvidas sobre os melhores produtos para o seu caso.
safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como Comprar o Windows Online - Tudo o que precisa de saber! "