O que é Phishing na Informática? Como se proteger?

Por Jorge Sampaio terça-feira, junho 9

O Phishing é um dos principais perigos da Internet, podendo levar à perda das contas, ou informações sensíveis (cartões de crédito), etc.

O Phishing é igualmente um dos métodos mais usados pelos hackers para ganhar o controlo de um computador.

O que é Phishing na Informática?



O Phishing ("Pescar" em inglês) é a tentativa por parte de terceiros de obter informações sensíveis, tais como, códigos de cartão de crédito, senhas de serviços (Facebook, Paypal, etc.), número da conta bancária e segurança social, endereço completo, etc.


O que é Phishing na Informática


Tipos de Phishing:

A pessoa recebe um email, contendo um link no seu conteúdo. Ao clicar no link a pessoa começa a fazer o download de um executável (vírus, worm, trojan), começando a infeção.

Mas você está a pensar....


Bem mas eu não carrego em links estranhos, dificilmente sou afectado. Não é bem assim! Tudo irá depender da vontade do hacker e do valor que ele poderá conseguir com os seus dados.

Uma das maiores experiências de Phishing foi realizada pelo Kevin Roose, da estação televisiva Fusion, que pediu aos hackers que o tentassem hackear.

O resultado? No minimo assustador. O jornalista perdeu o às suas contas (de email e bancárias), e os hackers ainda se deram ao "luxo" de tirar fotografias com a webcam e "prints" da tela sem o seu consentimento.

Nota: Caso pretenda conhecer mais detalhes da "experiência" jornalista Kevin Roose, consulte o nosso artigo: Jornalista desafia hackers. A pessoa recebe um email de uma entidade conhecida (e como tal confiável) e é convidada a fornecer os seus dados.

Não perca: Programas essenciais para defender o seu computador.

Nunca se esqueça, ao clicar nos links contidos nesses emails poderá estar a descarregar vírus, worms, trojans todos eles capazes de aceder a informação sensível que você guarde no seu computador.

Defesas contra Phishing:
  • Antivírus sempre atualizado (Veja como remover vírus aqui);
  • Manter o Windows atualizado;
  • Nunca clique em links contidos nos emails. A melhor solução é aceder à página de destino manualmente.
  • Firewall (Download firewall);
  • E como já foi referido, desconfie sempre dos emails que recebe com remetente desconhecido, é a melhor forma de evitar problemas.

Seja o primeiro a comentar em " O que é Phishing na Informática? Como se proteger? "