Como criar uma senha forte (com exemplos)

Por Jorge Sampaio quarta-feira, novembro 4

A senha funciona como uma barreira, bloqueando o acesso mal-intencionado à sua propriedade virtual.

Como tal, convêm que as suas senhas sejam "fortes" para que os seus dados estejam sempre seguros.

No recente episódio em que as senhas dos utilizadores Hotmail foram reveladas, ficou exposta uma situação grave, muitas das senhas eram 12345.

Como criar uma senha forte


Erros na construção de uma senha:

  • Nunca use senhas como, 12345, o seu nome, data de nascimento, essas serão seguramente as primeiras tentativas por parte dos atacantes;
  • Utilize senhas diferentes para cada serviço;
  • Não deixe que o seu browser guarde as senhas, por muito chato que seja estar sempre a digitar a senha, o risco de perder o controlo da conta vale bem o trabalho.

Dicas para construir uma senha forte:

  • Utilize números, caracteres especiais, letras maiúsculas/minúsculas. Se o atacante tentar usar ataques de "força bruta" para detectar a sua senha, adicionar este tipo de caracteres, aumentará o número de tentativas a efectuar em vários milhões.


Ataques de força bruta: são experimentados todo o tipo de caracteres, com várias combinações, de forma a encontrar a sequência correcta.

  • Não use palavras do dicionário, são facilmente detectadas.

Portanto, uma senha forte tem de ter no mínimo de 8 caracteres, misturar letras (maiúsculas/minúscula), números, caracteres especiais.

Não perca também: Programas essenciais na defesa do computador.

Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como criar uma senha forte (com exemplos) "