Diminuir tamanho ou dimensões das Imagens

Por Jorge Sampaio terça-feira, junho 8
Hoje o SafePC Tuga irá explicar como reduzir o tamanho (KB) e as dimensões (Altura e Largura) das suas imagens. Para isso, iremos utilizar o programa gratuito "The Gimp". Para fazer o download do programa, aceda ao nosso artigo: Tutorial + Download Gimp.

Reduzir tamanho da imagem


Para reduzir o tamanho das suas imagens, deverá em primeiro lugar ter em atenção o seu formato do arquivo. O formato PNG é muito bom para criar um design atrativo, visto que possui o efeito transparência, no entanto, as imagens PNG são muito "pesadas". Converta as imagens para o formato GIF, mais económico.

Ou então, se não necessitar do efeito transparência, converta para o formato JPEG. Para isso, abra a sua imagem no Gimp e aceda ao Menu Arquivo - Guardar como - Clique em Escolha Tipo Ficheiro.


 Diminuir tamanho ou dimensões das Imagens

Reduza a qualidade da imagem para valores mais razoáveis 70% - 80%. Se clicar em "Show preview in image window" poderá ver o resultado e tamanho final da imagem antes de salvar.

como diminuir tamanho imagens

Alterar Dimensões da Imagem



Para alterar as dimensões da imagem (altura e largura), aceda ao Menu Imagem - Imagem em Escala. Altere os parâmetros Altura e Largura, caso seja necessário clique no botão "Cadeado" para ter mais liberdade de personalização.

Seja o primeiro a comentar em " Diminuir tamanho ou dimensões das Imagens "