Diferença entre DDR2, DDR3 e DDR4 Memória RAM

Por Jorge Sampaio sexta-feira, janeiro 7
Neste artigo iremos explicar as principais diferenças entre os módulos de memória RAM DDR, DDR2, DDR3 e DDR4.


Relembrámos o leitor que poderá otimizar os seus módulos de memória RAM através de programas gratuitos, para isso, consulte o seguinte artigo: Otimizar memória RAM.

Consulta rápida:

DDRDDR2DDR3
Tensão (V)2.5 V1.8 V1.5 V
Buffer2 bits4 bits8 bits
Pinos184240240
Velocidade de Clock Máxima266 MHz533 - 650 MHz800 MHz

Diferença entre DDR2, DDR3 e DDR4 Memória RAM


DDR (Double Data Rate)

A memória DDR surgiu como a evolução da memória SDRAM. Esta memória conseguia realizar dois acessos aos dados, obtendo assim o dobro da velocidade. A tensão necessária para as alimentar também foi melhorado significativamente, baixando de 3.3 V - 5 V (nas memórias SDRAM), para 2.5 V.

A Memória DDR é fisicamente diferente da sua antecessora, apresentando 184 pinos, em vez de 168.

Memórias DDR2

A Memória DDR2 é uma evolução da DDR. Este modelo apresentou várias alterações significas, reduzindo as tensões de alimentação para 1.8 V e aumentando significativamente a velocidade, com um clock máximo de 650 MHz.

DDR2 - módulo com um tamanho mínimo de 256 MB e tamanho máximo 4GB.

Memórias DDR3

Tal como o próprio nome sugere, as DDR3 são uma evolução das memórias DDR2. O Buffer foi aumentado para 8 bits, permitindo uma elevada taxa de transferência, com frequências até 800 MHz.

DDR3 - módulo com um tamanho mínimo de 512 MB e tamanho máximo (até agora) 8GB.

Memórias DDR4

Em construção estão os módulos DDR4, estimando-se que o seu consumo de energia seja reduzido até 40%, e apresente tensões de alimentação na ordem dos 1.05V - 1.2V. Também se estima que apresentem maiores velocidades, com uma frequência até 1.6 GHz e uma transferência de dados até 2400 Mb/s.

Módulos com tamanho mínimo de 2 GB e máxima de 16 GB.

Importante: Antes de adquirir memória RAM deve verificar se esta é compatível com a MotherBoard.

4 Comentários " Diferença entre DDR2, DDR3 e DDR4 Memória RAM "

aquilla colman

eu achei ótimo muito interessante eu sou aluno e estou aprendendo gostei muito mesmo!!!!!!!!!!!!

Cantorzinho 16 de abril de 2014 às 04:02

Muito obrigado, me ajudou bastante :)

Anónimo

Cara eu amei pesquisar nesse site,me ajudou muito,tenho certeza de que eu vou tirar um 10 nessa pesquisa,Valeu :)

Anónimo

Me ajudou no meu trabalho valeu !.