Desfragmentar um disco SSD é prejudicial?

Por Jorge Sampaio quarta-feira, maio 9
A pedido de alguns leitores iremos falar da desfragmentação de discos SSD. Desfragmentar o disco é uma operação simples e bastante usual, permitindo otimizar a distribuição dos dados no disco, melhorando a sua rapidez de acesso.

No entanto, um disco SSD não possui discos giratórios (com agulhas), sendo constituídos por Chips de memória.

Esta ausência de mecanismos, torna a leitura dos dados (mesmo fragmentados) muito rápida, sendo que o "Delay" é pouco significativo, não justificando a operação.

Desfragmentar um disco SSD é prejudicial?


Na verdade, os discos SSD possuem algumas limitações nos ciclos de vida gravações, e como tal devem ser evitadas "gravações desnecessárias". A desfragmentação com a sua constante escrita de dados, iria aumentar o desgaste do seu disco e diminuir o seu tempo de vida útil.

Desfragmentar um disco SSD


Por essa razão, em "condições normais de funcionamento", a opção de desfragmentar do Windows está desabilitada para discos SSD.

Dica: Mas afinal o que é desfragmentação? Como funciona?


Ao longo da vida, um disco rígido tradicional escreve / apaga milhares de dados, espalhando a informação por várias zonas do disco (criando fragmentação).

Isto faz com que as agulhas trabalhem incessantemente, de um lado para o outro, tornando o sistema mais lento e desgastando o disco rígido. A desfragmentação organiza a distribuição dos dados, tornando a leitura dos mesmos mais rápida e eficiente.



Otimizar um disco SSD

Apesar da ausência de desfragmentação, você poderá otimizar o desempenho do seu disco rígido SSD, garantindo ganhos significativos de velocidade.

Para isso, recomendamos a utilização do programa "SSD Fresh" (Download). Na prática, basta instalar o programa e proceder ao cadastro gratuito da sua cópia.

Você irá receber uma mensagem de email, contendo o link de ativação. Em seguida, já poderá entrar no SSD Fresh normalmente. Clique no botão "Optimize", para aplicar todas as configurações sugeridas.

Desfragmentar um disco SSD


Não perca ainda, como desfragmentar um disco rígido, usando o programa Auslogics Defrag.

Seja o primeiro a comentar em " Desfragmentar um disco SSD é prejudicial? "