Computador desliga sozinho - Soluções [Resolvido]

Por Jorge Sampaio terça-feira, fevereiro 4
Já lhe aconteceu estar a trabalhar (ou jogar), e pufff...o computador desliga sozinho? Normalmente é uma experiência muito assustadora para o usuário, que pensa logo no pior cenário (computador avariado).

No entanto, existem situações em que o computador desliga, para se proteger de eventuais danos maiores.

Computador desliga sozinho - Soluções



1. Problema de sobreaquecimento

O principal factor que leva o computador a desligar sozinho é o sobreaquecimento. O sobreaquecimento pode acontecer por três razões:
  • As saídas de ar estão bloqueadas, ou a ventoinha não está a funcionar corretamente;
  • O local onde o computador foi colocado não permite a correta circulação do ar;
  • O computador foi sujeito a enorme "esforço" provocando sobreaquecimento (por exemplo, quando executamos jogos com gráficos exigentes).

Para verificar se o seu computador está sobreaquecendo, recomendamos a leitura do seguinte tutorial: Como verificar a temperatura do PC.


Lembre-se, é muito importante manter as ventoinhas do computador desobstruídas de pó, para maximizar o arrefecimento. No caso dos computadores portáteis (seja eles notebooks, netbooks, etc.), poderá melhorar o arrefecimento comprando um "cooler".

computador desligando sozinha, use um cooler

Se já comprou o seu computador há algum tempo, é recomendável fazer uma limpeza interior às ventoinhas. Embora seja um procedimento simples, é recomendável usar uma loja de assistência técnica especializada para proceder à limpeza.

Computador desliga sozinho sem aviso - Soluções

2. Malware

Outra causa que pode levar ao "desligar súbito do computador" é uma infeção de Malware.

Neste caso, você poderá reverter a situação utilizando o programa MalwareBytes Anti Malware.

Para mais instruções consulte o seguinte tutorial: Como remover vírus do computador.

3. Problemas no Sistema Operativo

Um sistema operativo com falhas pode provocar o súbito desligar do PC, ou até mesmo as famosas "telas azuis" de erro. Para corrigir o erro, você poderá restaurar o seu Windows:


Caso o problema não desapareça, utilize um CD \ DVD do Windows para corrigir problema. Para mais detalhes, execute o ponto 4 do seguinte tutorial: Corrigir arranque do Windows.

4. Falha de Hardware

Outro problema que pode fazer com que o computador desligue sozinho são as falhas de Hardware.

Se adicionou recentemente um novo componente no computador, experimente proceder à sua remoção temporária, para verificar se existe conflito.

Caso o problema persista, a melhor solução é visitar uma loja de assistência técnica para uma verificação mais detalhada. O manuseamento incorreto de algumas peças, pode provocar uma falha ainda maior no seu computador.

5. Bateria

Se possui um computador portátil, que se desliga sempre que não está ligado à corrente, poderá significar problemas na bateria.

As baterias são componentes sujeitos a um enorme "desgaste", sendo normal que existam falhas. Nesse caso, deverá equacionar a aquisição de uma bateria nova, compatível com o seu PC.

Caso possua outra dica, partilhe com os nossos leitores deixando o seu comentário.

Seja o primeiro a comentar em " Computador desliga sozinho - Soluções [Resolvido] "