Como usar a câmera do Android como Webcam

Por Jorge Sampaio segunda-feira, junho 30
Já imaginou se pudesse usar a câmera do seu Android como Webcam (sem fio)? Agora já é possível, bastando para isso utilizar o aplicativo gratuito IP Webcam.

Após completar os procedimentos deste artigo, você poderá usar a câmera do seu Android em chamadas de vídeo (no Skype, Messenger do Facebook, etc.), criar vídeos com a sua "nova" Webcam, etc.

Como funciona?

Comece por instalar o IP Webcam no seu dispositivo Android, através do Google Play.


Após a instalação, inicie o aplicativo no seu Android. Você poderá personalizar as suas preferências de imagem, como a resolução, a qualidade do vídeo, os FPS (Frames per second), etc.

Quando terminar, conecte o seu computador e dispositivo Android na mesma rede Wi-Fi.

Quando ambos os dispositivos estiverem conectados, clique no botão "Start Server" do IP Webcam (presente no final da página do aplicativo).

Como usar a câmera do Android como Webcam

O IP Webcam irá então fornecer um endereço de IP (por exemplo, http://192.168.1.72:8080). Copie esse endereço de IP e abra uma nova página do navegador usando esse IP como link.

Na página que surge, comece por definir o tipo de vídeo no campo "Video Renderer" (por exemplo, Browser) e o som em "Audio Renderer". Você irá então visualizar a imagem da câmera do Android.

Agora, aceda à seguinte página: IP Webcam Adapter e faça o download dos Drivers do IP Webcam Adapter.

Proceda à instalação do adaptador no seu computador.

No final, execute o IP Webcam Adapter (caso não o encontre use a barra de pesquisa do menu "Iniciar") e no campo Camera Feed URL adicione o IP da sua câmera, presente no IP Webcam.

Como usar a câmera do Android como Webcam

Por fim, guarde as alterações e reinicie os programas onde irá utilizar a sua nova Webcam, por exemplo o Skype. Agora, já encontrará a sua câmera do Android disponível para seleção (MJPEG Camera).

Por exemplo, no Skype, aceda ao menu "Ferramentas" - "Opções" - Definições de vídeo. No campo "selecionar Webcam", selecione a câmera "MJPEG Camera". Está pronto.

´ Como usar a câmera do Android como Webcam


Seja o primeiro a comentar em " Como usar a câmera do Android como Webcam "