Qual a diferença entre 32 e 64 bits? Qual devo usar?

Por Jorge Sampaio sábado, agosto 2
Actualmente as versões do Windows e dos programas baixados da Internet são distribuídos em diferentes versões de 32 e 64 bits.

Mas quais são as diferenças? Quando posso usar uma versão de 32 ou 64 bits? Qual a versão do Windows (32 / 64 bits)? O processador (CPU) do meu computador aguenta 64 bits?

Neste artigo tentaremos responder a estas questões e outras que queira colocar através de comentários.

Diferença entre 32 e 64 bits?


Em termos práticos os termos 32 e 64 bits referem-se a estrutura do processamento do CPU do seu computador.

Um sistema de 64 bits consegue suportar mais memória RAM (a versão 32 bits suporta apenas 4 Gb), o que se traduz em maior desempenho em programas "pesados".

Para saber a versão do Windows que você está utilizar, clique com o botão direito do rato no ícone "O meu Computador" e selecione "Propriedades". Por fim, verifique o campo "Tipo de Sistema" onde encontrará a versão do Windows instalada bem como a arquitectura do Processador.

Qual a diferença entre 32 e 64 bits

Qual a versão do Windows que devo utilizar: 32 ou 64 bits?

Tudo irá depender da estrutura do processador do seu computador. Apenas poderá usar o Windows 64 bits se o processador for compatível.

É importante salientar, que um processador com estrutura 64 bits pode rodar um Windows de 32 bits. Um processador com estrutura 32 bits não pode rodar versões de 64 bits.

Posso instalar um programa de 32 bits no Windows de 64 bits?

Sim. Normalmente os programas de 32 bits rodam perfeitamente nos sistemas 64 bits. Embora usar a versão 64 bits do programa possa trazer melhorias de performance.

Posso instalar um programa de 64 bits no Windows 32 bits?

Não, deverá optar pela versão de 32 bits.

Como passar do Windows 32 bits para 64 bits?

Não existe uma forma simples de fazer “upgrade” da versão 32 para 64 bits. Esta mudança implica a reinstalação do sistema operativo.

A Microsoft costuma disponibilizar 2 DVD’S de instalação do Windows com as versões 32 e 64 bits em separado.

Como instalar os drivers corretos?

Em relação aos drivers, é importante salientar que a versão de 32 bits apenas suporta drivers de 32 bits e a versão de 64 bits igualmente só suporta drivers 64 bits.

Para garantir que instala os drivers correctos, poderá optar pela utilização de programas como o Driver Booster ou o DriverMax.

Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Qual a diferença entre 32 e 64 bits? Qual devo usar? "