Como saber a configuração do meu PC

Por Jorge Sampaio quarta-feira, outubro 15
Neste tutorial iremos explicar como saber qual a configuração do seu computador, obtendo informações detalhadas sobre todos os componentes do PC, nomeadamente a placa mãe, placa de som, processador, memória RAM, etc.

Esta informação pode ser muito útil para saber se o computador cumpre os requisitos mínimos de um programa / jogo, para verificar as especificações quando planeamos um upgrade de um componente, etc.

Para isso, existem duas soluções simples: Verificar através das opções do Windows ou usar um programa específico para conhecer a configuração do PC.

1. Windows - obter informação do sistema


Para obter a configuração do sistema através do Windows, comece por pressionar as teclas CTRL+SHIFT+ESC para iniciar o Gestor de Tarefas. Aceda ao Menu "Arquivo" (ou Ficheiro) - Nova Tarefa. Agora digite "msinfo32.exe" (sem aspas).

como saber a configuração do meu pc msinfo

Surgirá uma janela contendo toda a informação do seu sistema operativo, bem como dos componentes do seu computador.

2. Programa para saber os componentes do PC

Em alternativa, você poderá utilizar o programa gratuito Speccy (da Piriform, desenvolvedora do CCleaner). Na prática, basta executar o programa, para obter a configuração do seu computador.

componentes pc computador speccy

Como "bónus" o Speccy ainda apresenta as temperaturas registadas nos principais componentes do PC, essencial para descobrir se o computador aquecendo demasiado.

Se tiver dúvidas sobre a temperatura dos componentes do PC, consulte o nosso tutorial: Como medir a temperatura do PC.

Baixar o Speccy

Seja o primeiro a comentar em " Como saber a configuração do meu PC "