Como saber se um jogo roda no meu PC?

Por Jorge Sampaio segunda-feira, outubro 6

A compra de um jogo para PC é sempre uma decisão que deve requerer alguma ponderação, visto que cada jogo possui requisitos mínimos para correr determinado jogo.

Se a configuração do seu computador não for suficiente para rodar o jogo, pode acontecer que o jogo não seja executado, ou rode com muitos "travamentos" (lag). Mas então como posso garantir que um jogo roda no meu PC?

como saber se um jogo roda no meu pc

1. Demonstrações (DEMOS)




A primeira solução é baixar uma "DEMO" do jogo que pretende comprar para o seu computador.

As DEMOS (demonstrações) são pequenas amostras do jogo, que permitem compreender como este será executado no computador (e também verificar se efetivamente o jogo é o que você espera dele).

Uma rápida busca no motor de busca Google é suficiente para encontrar a DEMO do jogo que você pretende.

Ponto negativo: As demos possuem a meu ver um ponto negativo, que é o seu tamanho. Se olharmos para a Demo do Fifa 15 que possui 2.49 GB rapidamente compreendemos que o download da mesma vai demorar algum tempo.

2. Serviços online de teste


Em alternativa você poderá usar o serviço de teste de requisitos mínimos "Can You Run It?". Na prática, basta aceder ao site do "Can you run it?" e selecionar o jogo que pretende testar. Em seguida, selecione "Automatic Detection" e autorize o plugin (java) a rodar no navegador.

como saber se um jogo roda no meu pc

Como saber as configurações do meu PC?

Você poderá ainda fazer uma comparação "manual" dos requisitos mínimos do jogo com a configuração do jogo. Se você não sabe a configuração do seu PC poderá usar o programa "Speccy" da Piriform (criadora do CCleaner).

requisitos pc computador speccy

Na prática basta executar o Speccy para obter toda a configuração do PC (com o extra de poder verificar a temperatura de alguns componentes).

Seja o primeiro a comentar em " Como saber se um jogo roda no meu PC? "