Usar o Google para localizar dispositivo Android

Por Jorge Sampaio sábado, abril 18
Agora já é possível usar o motor de busca Google para localizar o seu dispositivo Android perdido ou roubado. Na prática, o Google indica-lhe a localização do seu Android (tablet ou smartphone) no mapa.

Se isso não for suficiente, coloca à sua disposição outras soluções como ativar o toque (ideal para encontrar dispositivos perdidos em casa), bloquear o dispositivo com senha, ou até mesmo excluir todo o conteúdo guardado.

Usar o Google para localizar dispositivo Android

Usar o Google para localizar dispositivo Android


Para usar esta funcionalidade, basta possuir o aplicativo "Google App" instalado no seu Android. Em seguida, aceda ao seu computador e na página de pesquisa Google, faça login com a sua conta Google (clicando em "Entrar").

Agora, digite na barra de pesquisa do Google "find my phone" (sem aspas). Se por algum motivo, não obtiver resposta, aceda diretamente ao seguinte link: Device Manager.

Agora selecione que tipo de acção pretende efectuar, por exemplo "localizar dispositivo" (clicando na mira). O Google irá fornecer uma localização aproximada, que no nosso exemplo, possuía uma precisão de 20 metros.

find my phone


Uma precisão de 20 metros, seria muito útil para localizar um dispositivo um Android roubado, no entanto, não seria grande ajuda para encontrar um Android perdido em casa. A pensar nisso, o Google disponibilizou a funcionalidade "Tocar" que permite ativar o toque do seu celular facilitando a sua localização.

Bloquear o seu Android


Em caso de perda definitiva do seu dispositivo, poderá ainda bloquear o seu Android com uma senha definida por si.

Você poderá inclusivamente definir a mensagem que aparece no ecrã do seu dispositivo, por exemplo, solicitando a devolução do dispositivo.

Em último caso, poderá excluir todo o conteúdo do seu Android.

como bloquear o Android


De salientar, que para que tudo funcione corretamente é necessário que o dispositivo possua acesso à Internet (para tocar ou bloquear) e o GPS ativado (para localização no mapa).

Por falar em localização de dispositivos...


Quando bem aplicada, a localização de dispositivos pode revelar-se muito útil. Um desses casos é o aplicativo Life360, que permite localizar no mapa membros da sua família (por exemplo, os seus filhos) por GPS. Poderá conhecer mais sobre o Life360 aqui: Como rastrear um celular por GPS.

Seja o primeiro a comentar em " Usar o Google para localizar dispositivo Android "