Como fazer overclock na Placa de Vídeo - Tutorial

Por Jorge Sampaio sexta-feira, maio 29
O Overclocking é a arte de maximizar a performance de um dispositivo, para além das especificações do fabricante.

Uma das maiores "vítimas" do Overclocking são as placas de vídeo. Conscientes deste facto, muitos fabricantes passaram a disponibilizar aplicativos específicos, para ajudar os usuários a fazer o Overclock na placa de vídeo.

como fazer overclock na placa de video


Antes de avançar...

Fazer overclocking à sua placa de vídeo é extremamente simples, e não tem nada de "assustador". No entanto, nem tudo são rosas e é importante ter consciência que o Overclock possui vários inconvenientes:

  1. O Overclocking aumenta o desgaste da placa de vídeo (em grande parte, devido ao sobre aquecimento);
  2. Pode causar a instabilidade no sistema;
  3. Pode fazer com que a placa de vídeo avarie;
  4. Perda de garantia*.

*O overclock leva à perda da garantia por parte do fabricante. Afinal, se o dispositivo estivesse preparado para trabalhar com os parâmetros definidos no Overclocking, certamente que o fabricante os teria aplicado de início.

Pretende continuar com o Overclocking? Não está sozinho.

A Internet está recheada de entusiastas do overclocking, capazes de levar os seus dispositivos ao extremo. Uma pequena pesquisa, revela que é possível encontrar tutoriais de overclocking de praticamente todos os dispositivos.

Mas como é que posso iniciar o meu Overclocking? Muito simples, para isso, basta usar o programa gratuito MSI afterburner. O programa suporta as placas de vídeo da Nvidia e ATI.

Como fazer overclocking à placa de vídeo?


Antes de avançar, é necessário possuir os drivers atualizados. Para isso, você poderá usar programas como o DriverMax. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como atualizar os drivers.

Em seguida, faça o download do MSI AfterBurner e proceda à sua instalação. Agora, será necessário um programa de Benchmark, para avaliar o desempenho da sua placa de vídeo e monitorizar as melhorias.


No MSI AfterBurner vá aumentando o "Core Clock" 10 Mhz de cada vez. Sempre que aumentar o valor, clique no botão "Apply" e realize um teste de benchmark.

msi afterburner


Também será necessário aumentar a velocidade da ventoinha. É normal, que a ventoinha comece a produzir mais ruído, no entanto, este procedimento é essencial para reduzir o aquecimento da placa de vídeo que não deve ultrapassar os 85º graus.



Se pretende aplicar as configurações do overclocking sempre que inicia o Windows, basta marcar a opção "Apply overclocking" at system startup".

Não esqueça, não exagere nos valores que aplica no seu overclocking. E acima de tudo, é importante saber quando parar. Afinal, o overclock permite melhorar o desempenho da placa de vídeo, mas esta continua limitada pelos seus componentes. Boa sorte.

Post Tags:

Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como fazer overclock na Placa de Vídeo - Tutorial "