Como Acelerar a Internet do Android (Dicas e Truques)

Por Jorge Sampaio domingo, julho 5
Neste tutorial, iremos explicar como acelerar a Internet do Android com algumas dicas simples. Para isso, iremos otimizar o DNS do Android, ativar a opção de compressão de páginas, etc. Não se esqueça, se pretende partilhar a sua dica envie-nos o seu comentário. Obrigado.

Como acelerar a Internet do Android


Como acelerar a Internet do Android


1. Otimizar o DNS do Android

Tal como sucede nos computadores, também é possível acelerar a Internet do Android otimizando o servidor de DNS.

O DNS (Domain Name Server) é um servidor que converte o nome de um site em IP, sendo essencial na ligação aos Websites.

Exemplo: www.google.com é convertido no IP: 216.58.208.14

Rapidamente podemos concluir que quanto mais rápido for o servidor de DNS, mais rápida será a navegação.

Para otimizar o DNS do seu Android, comece por aceder às Definições (Configurações) e selecione "Redes sem fios" - "Wi-Fi". Pressione prolongadamente no nome da rede Wi-fi que irá usar e selecione a opção "Modificar Rede".

Em seguida, ative a caixa de seleção "Opções Avançadas". No campo "Definições IP" que surge, altere a opção DHCP para "Estático".

dns android

Por fim, altere as configurações de DNS. Você poderá usar os servidores de DNS do Google, bastando para isso definir o servidor DNS1 com os valores "8.8.8.8" e o DNS2 com "8.8.4.4". Clique em Guardar.

Se pretende obter mais "IPs" de servidores de DNS, poderá consultar o nosso tutorial: Como aceder a Internet otimizando o DNS.

2. Comprima as páginas

O Google Chrome para Android possui uma funcionalidade muito útil que permite acelerar a velocidade de navegação, comprimindo as páginas que você visita.

Dessa forma, você consegue acelerar a navegação e poupar a Internet (tráfego de dados do seu dispositivo). Para isso, basta aceder às Definições do Google Chrome do Android (clicando no botão de 3 pontos).

definições android

Em seguida, selecione a opção "Poupança de dados" e proceda à respectiva ativação.

3. Utilize a Internet de última geração - 4G

Se você ainda não ativou a funcionalidade 4G do seu Smartphone, então certamente não sabe o que anda a perder...

O 4G permite velocidades de acesso muito superiores ao tradicional 3G. Atualmente o 4G ainda está muito "restrito", estando presente apenas em dispositivos de gama média - alta.

Para ativar o 4G, comece por aceder às Definições do seu Android e selecione a opção "Definições de rede Móvel". No campo "tipo de Rede preferencial" verifique se encontra a opção LTE referente ao 4G. Se sim, basta selecionar este tipo de rede para realizar a ligação à Internet.

lt3 4g no android

Possui outra dica?

Conhece outras formas de acelerar a Internet do Android? Partilhe com a nossa comunidade enviando o seu comentário.

Seja o primeiro a comentar em " Como Acelerar a Internet do Android (Dicas e Truques) "