Testar velocidade da Internet [grátis]

Por Jorge Sampaio quarta-feira, agosto 12
Nem sempre a velocidade da nossa Internet corresponde a velocidade contratada. Essa diferença pode ser provocada por diversos fatores:

  • Defeito na ligação;
  • Problema com o dispositivo que está a usar;
  • A zona da ligação é distante do servidor;
  • Router (roteador) com recursos esgotados.


Com algumas otimizações, é possível melhorar significativamente a velocidade da Internet e tornar a ligação mais estável. Testar a velocidade da Internet, é uma excelente forma de comprovar se as alterações efectuadas estão a surtir efeito.

Relembra-mos os leitores que devem suspender todas as atividades da Internet (fechar páginas, downloads, etc) de forma a que o resultado seja fiável. Se não ficar agradado com a velocidade obtida, poderá consultar o nosso tutorial: Como aumentar a velocidade da Internet.

testar velocidade internet


Se ao fazer o teste à velocidade, os resultados apresentarem uma diferença considerável entre o que foi contratado e o que você está a usufruir, entre em contacto com a sua operadora de forma a poder encontrar uma solução.

Sabia que: o acesso à Internet através de fibra óptica, garante uma maior velocidade de acesso e maior estabilidade de ligação? Com a fibra óptica os dados são transmitidos através de feixes de luz, que são imunes a interferências.




Testar velocidade da Internet



Faça já o teste a sua Internet nos seguintes sites (não é necessário instalar qualquer tipo de software para realizar o teste):

SpeedTest

Na página principal do site você encontrará um mapa com a mensagem a dizer "Begin Test". Após clicar no botão, o teste à sua ligação terá início bastando aguardar pelos resultados.

Testar velocidade da internet


SpeedMeter

Aceda ao site e após aceitar as condições clique em "iniciar", depois é só aguardar os resultados. No final do teste, poderá clicar no botão "Ver Relatório Completo", para ter acesso às informações detalhadas do teste.



Testar velocidade no Android



No Android, também poderá fazer o teste de velocidade (do tráfego de dados e da rede Wi-Fi). Dessa forma, poderá comparar os resultados da velocidade com o seu computador. Se existir uma diferença muito grande, poderá indicar problemas na performance num dos dispositivos.



Baixar o SpeedTest - Google Play

6 Comentários " Testar velocidade da Internet [grátis] "

Elizabete 12 de agosto de 2009 às 21:52

Fiz o teste e como sempre a minha velocidade está menor do que a contratada.

joão batista 24 de outubro de 2009 às 19:10

Olá encontrei seu blog por acaaso achei bom continue assim nos dando dicas, realizei varios testes que seu blog indicou achei legal obrigado por dicas boas

Jorge Sampaio 25 de outubro de 2009 às 00:31

Caro leitor João Batista,

Agradecemos o reconhecimento do nosso trabalho, continuaremos a trabalhar para merecer a sua visita. Caso possua alguma dúvida, teremos todo gosto em o ajudar. Obrigado

SafePC Tuga

Anónimo

Na minha opinião, achei muito bom mesmo, goste do desse site.

ELANO ALMEIDA

Parabéns pelo conteúdo das matérias e pela forma fácil e descomplicada como são apresentadas.
Continuem sempre, pois são de grande utilidade a todos aqueles que tem dúvidas ou precisam encontrar soluções realmente eficazes, como as que vcs disponibilizam.
Obrigado,meeeeesmo!

Anónimo

muito grata a vcs
este site esta de parabens
me ajudou muito bjs simone