Como Aumentar a Velocidade da Internet - 8 Dicas

Por Jorge Sampaio quinta-feira, fevereiro 4
Quando você adquire um plano de Internet, é estabelecida a velocidade máxima do seu serviço. No entanto, raramente o utilizador usufruiu dessa mesma velocidade.

Existem diversos factores que podem influenciar a velocidade da Internet, muitos dos quais podem ser corrigidos facilmente. Saiba como aumentar a velocidade da Internet, e obtenha uma navegação na Internet mais fluída e downloads mais rápidos.

como aumentar a velocidade da internet


Como aumentar a velocidade da Internet


Para começar, recomendamos que o leitor teste à velocidade da Internet, para que seja possível compreender a verdadeira dimensão do problema e obter um valor de "referência" para comparar no final. Para isso, poderá usar serviços como o Speedtest.net (saiba mais).

testar velocidade da internet


1. Tipo de ligação

Antigamente o utilizador estava limitado à ligação por cabo (Ethernet).

No entanto, com o surgimento das redes Wi-Fi, os utilizadores rapidamente esqueceram este tipo de ligação, privilegiando a comodidade (e  liberdade de movimento) das redes Wi-Fi.

Não obstante, as redes Wi-Fi estão sujeitas a interferências que podem degradar o sinal, especialmente quando o utilizador se encontra longe do router. A ligação por cabo não está sujeita a este tipo de interferências e como tal garante maior velocidade e menos latência.

Nos nossos testes, a velocidade máxima da rede Wi-Fi (mesmo perto do router) foi de 36 Mbps. Enquanto por cabo, conseguimos "rebentar a escala" e obter velocidades de 56 Mbps. A velocidade de Upload também duplicou para 5.8 Mbps e o ping diminuiu para 11ms (menos latência).

medir a velocidade da internet

Nota: É importante referir que nos nossos testes usamos uma ligação de Fibra ótica.


2. Otimizar rede Wi-Fi

wi-fi
Tal como referido no ponto 1, os principais problemas que afetam as redes Wi-Fi são as interferências e a distância. No entanto, as redes Wi-Fi possuem um enorme potencial de otimização.

Pequenas otimizações (como a mudança do canal da rede), permitem um ganho real de velocidade e um alcance mais amplo. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como aumentar o alcance da sua rede Wi-Fi.

3. Reduza o número de dispositivos ligados

Possuir muitos dispositivos ligados à mesma conexão pode diminuir o seu desempenho. Como tal, desligue todos os dispositivos desnecessários (e já agora, verifique se existem intrusos na sua ligação Wi-Fi).


4. Evitar VPN's

As redes privadas virtuais (VPN) permitem navegar em anónimo na Internet. No entanto, para ocultar os seus dados de navegação, é necessário encriptar e redirecionar os dados. Isso implica uma quebra na performance da sua ligação. Como tal, se possível evite o recursos às redes VPN, ou opte por serviços de alto desempenho como o TunnelBear.



5. Reduza o número de programas ligados à Internet

Se possui vários programas conectados à Internet baixando arquivos, certamente irá ter um impacto significativo na velocidade da Internet. No entanto, existem programas que acedem à Internet em plano de fundo.

Para descobrir os programas que acedem à Internet em "background", basta pressionar as teclas de atalho "CTRL+SHIFT+ESC para iniciar o "Gestor de Tarefas" - separador "Desempenho" - "Abrir Monitor de recursos".

programas consumindo Internet


Agora, aceda ao separador "Rede" e conheça os "consumidores" de Internet. Se necessário, clique com o botão direito do rato e selecione a opção "Terminar Processo" (termine apenas os processos desnecessários, caso tenha dúvidas, envie o seu comentário).

6. Melhorar o desempenho do computador

Para usufruir da velocidade máxima da Internet, é necessário que o seu dispositivo possua a performance necessária. Como tal, é sempre boa ideia otimizar o desempenho do seu computador (smartphone ou tablet).

O AVG TuneUp, possui o modo Turbo que permite desativar as funcionalidades desnecessárias, e obter o máximo desempenho. Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como melhorar a performance do PC.

Como Aumentar a Velocidade da Internet


7. Remover Malware

Se o seu computador (ou smartphone) se encontra infetado por malware, seguramente irá ter um desempenho muito inferior, afetando igualmente a velocidade da Internet. Para garantir que o seu computador se encontra livre de Malware, realize os procedimentos do seguinte tutorial: Como remover vírus, trojan ou outro Malware.


8. Alterar o DNS

Alterar o dns do seu computador (smartphone e tablet) permite um acesso mais rápido às páginas web. Em termos práticos, isso não irá aumentar a velocidade da Internet, no entanto, é uma otimização preponderante para quem pretende uma navegação rápida.

Para mais detalhes consulte: Como acelerar a Internet otimizando o DNS.

Outras dicas:

Como acelerar o Google Chrome;
Acelerar downloads até 600%;
Acelerar a navegação na Internet com ajuda do Google

Seja o primeiro a comentar em " Como Aumentar a Velocidade da Internet - 8 Dicas "