Recuperar arquivos ou pastas apagados / excluídos

Por Jorge Sampaio terça-feira, novembro 9
Se pretende recuperar arquivos ou pastas apagados acidentalmente (incluindo da reciclagem / lixeira) tem ao seu dispor três excelentes programas gratuitos: o Glary Undelete, o Recuva e o DiskDigger. Todos os programas revelaram-se bastante eficazes nos nossos testes.

Como funciona?

Quando você exclui um arquivo do computador (cartão de memória, pendrive, etc.), ele não desaparece de imediato, no seu lugar, é criado um espaço vazio.

No entanto, o arquivo continua presente, até que esse espaço seja usado novamente. Os programas referidos no artigo, conseguem aceder aos arquivos "escondidos" e recupera-los. O sucesso de recuperação será maior se agir rapidamente.

Recuperar arquivos ou pastas apagados / excluídos

Recuperar arquivos apagados


1. Glary Undelete



Para recuperar os arquivos apagados com o Glary Undelete, basta selecionar o diretório e onde se encontravam os arquivos excluídos, e iniciar a busca clicando no botão "Pesquisar". Aguarde enquanto o Glary Undelete realiza o scan ao disco ou cartão de memória.

No final do scan, selecione os arquivos que pretende recuperar e clique em "Restaurar". Faça o download do Glary Undelete aqui: Download (se o download não iniciar clique aqui).

recuperar arquivos pastas excluídos


2. Recuva

O Recuva é um excelente programa de recuperação de arquivos da produtora Piriform (produtora do CCleaner). Para iniciar a recuperação especifique o tipo de arquivo que pretende recuperar (para uma busca mais ampla selecione "Outros").



Em seguida, indique o diretório onde se encontravam os arquivos que pretende recuperar e clique em "Avançar". Caso pretenda uma busca exaustiva (que por norma apresenta mais e melhores resultados) selecione a opção "Habilitar a Verificação Profunda" e inicie a busca.

Após a pesquisa, surge a lista de arquivos encontrados classificados pelo estado de integridade:


recuperar dados excluídos com o recuva
  • Excelente;
  • Muito Pobre;
  • Irrecuperável.

Selecione os arquivos que deseja recuperar e clique no botão "Recuperar", no canto inferior direito.

Faça o download do Recuva aqui: Download (se o download não iniciar clique aqui).

3. DiskDigger

Existe ainda uma terceira solução para recuperar os seus arquivos. Nos nossos testes, foi o programa que revelou uma maior taxa de aproveitamento, o DiskDigger. Faça o download do programa aqui: DiskDigger (+tutorial).


Não consigo recuperar arquivos excluídos e agora?

Se não conseguiu recuperar os arquivos excluídos, poderá sempre experimentar outros métodos mais profissionais. Para mais detalhes, consulte o nosso tutorial: Recuperação de dados.

5 Comentários " Recuperar arquivos ou pastas apagados / excluídos "

Raphael Garcia

Uffa... Me salvou!! Muito obrigado!!!

Anónimo

Excelente tutorial. Muito obrigado. Vou recomendar.

Adriana Camargo

Demais!!!!
Me ajudou muuuito, estava desesperada porque tinha perdido mais de 300 fotos da minha viagem, consegui recuperar quase tudo, nem o técnico tinha conseguido.
Muito muito muito obrigada!!!
Mas só consegui com o DiskDigger, os outros dois não conseguiram recuperar.
Pergunta: algumas fotos, quando vou visualizar, ficaram azuis (inteira ou em parte), outras com margens pretas do lado ou embaixo. Mas quando fui deletar, naquela tela que confirma se você quer mesmo deletar as fotos aparecem inteiras. Tenho como recuperar essas fotos também? Daí seria tudo de bom!!!
Muito obrigada de novo, amei o blog, vou recomendar para todo mundo!
Adriana Camargo.

Jorge Sampaio 2 de agosto de 2015 às 00:46

Olá Adriana,

Obrigado pelo seu comentário. Em relação à sua dúvida, as imagens que você refere estão "danificadas" e não é possível recuperar na totalidade. Quando você as vai apagar é possível que visualize a miniatura (thumbnail). Como a miniatura é um arquivo muito mais pequeno, é possível que tenha "sobrevivido".

Atenciosamente, SafePC Tuga.

Adriana Camargo

Olá, Jorge.
Obrigada de novo, pelas suas dicas e pela sua atenção e gentileza.
Eu já imaginava mesmo que essas fotos eu não conseguiria recuperar, mas as que eu recuperei já valeram, foram mais de 300 que considerava perdidas, fiquei muito feliz!
Obrigada, obrigada, obrigada!
Sucesso e sorte para você!
Adriana Camargo.