Como acelerar o Google Chrome [Dicas e Truques]

Por Jorge Sampaio quarta-feira, julho 27
como acelerar google chrome
Hoje o SafePC Tuga irá explicar como acelerar o Google Chrome. Verdade seja dita, o Google Chrome é um dos navegadores mais rápidos da atualidade, mas se deseja um Google Chrome ainda mais rápido, execute os seguintes procedimentos:

Como acelerar o Google Chrome



1. Em primeiro lugar, comece por remover as extensões desnecessárias do Google Chrome.

As extensões sobrecarregam o navegador, reduzindo a sua performance.

Para remover uma extensão, comece por aceder ao menu do Google Chrome (atalho: ALT+E) e selecione a opção Ferramentas - "Extensões".

remover extensões google chrome

Agora, clique no botão de desinstalação das extensões que pretende remover.

2. Ativar / Desativar Aceleração de Hardware

O Google Chrome possui uma funcionalidade que permite usar o Hardware do PC para acelerar o seu funcionamento. No entanto, nem sempre os resultados são satisfatórios. Experimente desativar esta funcionalidade e verifique se o Google Chrome melhora a sua performance.

Para isso, comece por aceder às Opções do Google Chrome - Definições - "Mostrar Definições Avançadas". Desmarque a caixa de verificação "Utilizar aceleração de Hardware sempre que disponível". Será necessário reiniciar o Google Chrome.

Como acelerar o Google Chrome

3. Desativar os plugins do Google Chrome (diferente de extensões)

No ponto 1, explicamos como desativar as extensões do Google Chrome. Você também poderá acelerar o Google Chrome desativando os plugins desnecessários. Para isso, basta digitar "chrome://plugins" na barra de endereços (sem aspas) e clique em "desativar" junto dos plugins "desnecessários".

Como acelerar o Google Chrome - remover plugins

4. Comprima as páginas


Outra forma de acelerar o Google Chrome (neste caso, no carregamento das páginas) é através da extensão "Poupança de Dados".

Na prática, todas as páginas que você visitar serão "comprimidas" através dos servidores da Google, melhorando a velocidade de carregamento.

Saiba mais em: Como acelerar a sua Internet.

5. Internet lenta? - Claro que toda a velocidade do seu navegador de nada servirá se não acelerar a sua Internet. O SafePC Tuga possui um artigo com 4 dicas para acelerar a sua Internet, artigo que poderá consultar aqui:

Internet lenta, como resolver

6. Limpe os ficheiros temporários da Internet - os navegadores (desde Internet Explorer, Firefox, Chrome) guardam pequenos arquivos no seu computador à medida que navega na Internet, esses arquivos são conhecidos como "cache".

Dessa forma, o navegador escusa de fazer novamente o download dos arquivos de determinado site, poupando tempo. No entanto, se você deixar acumular muitos arquivos cache pode tornar o navegador mais lento.

Para limpar os arquivos cache poderá utilizar o CCleaner, um "limpador" gratuito e muito eficaz, faça o download do programa aqui:

Tutorial CCleaner, como utilizar.

Seja o primeiro a comentar em " Como acelerar o Google Chrome [Dicas e Truques] "