Como criar Vídeo Aula - Camtasia Studio

Por Jorge Sampaio terça-feira, setembro 27
Hoje o SafePC Tuga irá explicar como criar vídeo aulas facilmente. Poderá criar vídeo aulas explicativas (como tutoriais de programas), apresentação de fotografias (slideshow), gravar atividades no computador (por exemplo, gravar a sua performance em diversos jogos), etc.

Para isso, iremos utilizar o programa Camtasia Studio 7, um programa completo que permite criar vídeos com "acabamentos" de profissional.

Poderá visualizar alguns exemplos no nosso canal YouTube. Não se esqueça de Subscrever o nosso canal Youtube. Obrigado.



Trabalhar com o Camtasia é bastante simples, na verdade, basta clicar no botão "Import Media" (localizado na parte superior do programa) e adicionar todos os elementos que utilizará no vídeo (vídeos, músicas e imagens).


Como criar video aula

Agora, arraste os elementos para a "Timeline" (na parte inferior da janela), ou clique com o botão direito do rato no elemento que pretende adicionar e selecione "Add to Timeline".

Como criar vídeo aula

Se pretende gravar toda a atividade do seu ambiente de trabalho, clique em "Record the screen" (na parte superior do programa).

Como criar video aulas

Personalizar a sua vídeo aula:



Se deseja personalizar a sua vídeo aula, certamente irá adorar a funcionalidade "Callouts" do Camtasia Studio. Os Callouts permitem-lhe chamar a atenção para determinados aspetos no seu vídeo, ocultar partes do vídeo que não deseja revelar (por exemplo, dados de login), adicionar setas, balões de fala, etc.

No Camtasia é igualmente possível adicionar “zoom” de forma a melhorar a visualização dos seus vídeos. O programa consegue aumentar significativamente a imagem do seu vídeo, sem perder qualidade de imagem.

Outras funcionalidades Camtasia:

Adicionar Transições;
Edição de áudio;
Incorporação de legendas;
Gravar vídeo da Webcam;
Adicionar sondagens (enquetes) nos seus vídeos;
etc.

Para criar o seu vídeo clique em “Produce and share” e aguarde enquanto o seu vídeo é criado.

O Camtasia Studio 7 é gratuito apenas durante 30 dias, sendo que durante os 30 de teste, o Camtasia não impõem qualquer restrição ao utilizador. Cabe ao leitor decidir se o Camtasia merece o seu investimento. Faça o download do Camtasia Studio 7.1 aqui: Download.

Nota SafePC Tuga: Se é um leitor assíduo do SafePC Tuga, certamente já reparou o que damos prioridade a software totalmente gratuito. No entanto, não encontrámos um programa (totalmente) gratuito que consiga "fazer frente" ao Camtasia.

Seja o primeiro a comentar em " Como criar Vídeo Aula - Camtasia Studio "