O que é um smartphone? Vantagens e desvantagens

Por Jorge Sampaio segunda-feira, dezembro 12


O que é um SmartPhone - Um Smartphone (do inglês, telefone inteligente) é um telemóvel / celular com funcionalidades avançadas. O Smartphone é controlado por um sistema operativo, tornando o seu telemóvel num "Mini Computador".

Para além das capacidades "normais" de um telemóvel (fazer chamadas, enviar mensagens, etc.), o Smartphone permite aceder à Internet utilizando o navegador do telemóvel. Poderá igualmente aceder a serviços como Facebook, Twitter, Skype, Gmail, YouTube, MSN, DropBox, eBay, etc.

Você poderá instalar novos aplicativos no smartphone (existem milhares gratuitos), ou criar os seus próprios aplicativos.

Sistemas operativos de Smartphones:
  • Android (Google)
  • Symbian (Nokia)
  • iOS (Apple)
  • Windows Phone (Microsoft)
  • BlackBerry (BlackBerry)

O que é um smartphone Vantagens e desvantagens

Vantagens do SmartPhone



1. Um smartphone avançado pode vir equipado com câmera fotográfica de alta qualidade (8 Megapixéis), com possibilidade de gravar filmes em HD. Dependendo do Smartphone pode vir igualmente incluído GPS, Bluetooth, WI-FI, leitor de MP3, ecrã tátil, etc. Claro que tudo dependerá das especificações do smartphone que você adquirir.

2. A possibilidade de aumentar as funcionalidades do seu telemóvel, adicionando novos aplicativos. O Market do Android possui milhares de aplicativos gratuitos. Veja como instalar aplicativos no seu Android pelo computador.

3. Permite aceder às redes sociais facilmente (Facebook, Twitter, Google +, Foursquare, etc.).

4. Poderá aceder aos seus sites favoritos diretamente no seu telemóvel.

5. Possibilidade de ler o email no seu telemóvel.

6. Possibilidade de editar documentos (através da instalação de aplicativos de edição).

7. Os smartphones permitem a sincronização de dados com vários serviços (DropBox, por exemplo).

Desvantagens do SmartPhone


1. Um smartphone consome muita bateria - Como referido, um SmartPhone possui várias funcionalidades avançadas, tornando-se normal o maior consumo de bateria. Para poupar bateria, deverá desativar funcionalidades como GPS ou dados em segundo plano (quando não estiver a usar).

2. Um SmartPhone consome muito tráfego de Internet - Se o leitor aceder várias vezes à Internet, YouTube, Facebook ou Market certamente verá o seu saldo a "desaparecer". Deverá entrar em contacto com a sua operadora e adquirir um pacote de tráfego de Internet.

2 Comentários " O que é um smartphone? Vantagens e desvantagens "

Anónimo

Parabéns muito bem explicado!

Anónimo

PARABÉNS PELAS EXPLICAÇÕES! MUITO OBJETIVAS E DE FÁCIL ENTENDIMENTO!
OBRIGADA.