Converter voz em Texto [Português]

Por Jorge Sampaio quinta-feira, novembro 29
Já imaginou se pudesse converter o som da sua voz em texto? Certamente que poderia poupar bastante tempo a passar os seus textos.

Atualmente isso já é possível, bastando para isso um microfone e um sistema de reconhecimento de voz. De salientar, que o Windows já vem equipado com um sistema de reconhecimento de voz, no entanto, o nosso idioma ainda não é suportado.

Em alternativa, você poderá utilizar o plugin "Speech Recognizer" para o Google Chrome, que utiliza o sistema de reconhecimento de voz do Google Tradutor para capturar e converter a sua voz em texto.

Sabia que: É possível usar o sistema de reconhecimento de voz do Google, para converter áudio em texto. Saiba mais no seguinte tutorial: Como transcrever áudio em texto usando o Google.

Como usar o Speech Recognizer?

Para usar o Speech recognizer será necessário utilizar o navegador Google Chrome. Se você ainda não possui o Google Chrome, poderá baixar aqui: Download Google Chrome.

Em seguida, faça a instalação do plugin clicando no seguinte link: Speech Recognizer. Clique no botão "Usar no Chrome".

Para executar o aplicativo, clique no ícone do Speech recognizer, ou volte a aceder à página de download do Speech Recognizer e clique no botão "Abrir aplicativo".

É importante que o seu microfone esteja conectado corretamente. Selecione o idioma que pretende usar (Português padrão ou português Brasil), clique no símbolo do Microfone e comece a falar.


Converter voz em Texto Português

O texto capturado será apresentado na caixa de texto. Para continuar a adicionar texto, volte a clicar no símbolo do microfone.

Conclusão

O reconhecimento de voz ainda não é 100% fiável, embora a qualidade de conversão também possa depender da qualidade do seu microfone.



Embora o Speech Recognizer não seja a solução ideal para profissionais, é sem dúvida uma das melhores soluções gratuitas do mercado.

Caso o leitor conheça outra solução gratuita, deixe o seu comentário.

3 Comentários " Converter voz em Texto [Português] "

Anónimo

Valeu cara! era o aplicativo que eu precisava e funciona bem.

sete 7 de dezembro de 2014 às 20:53

excelente.

Unknown 2 de janeiro de 2015 às 19:52

mto bommmmm era o que eu precisava...