Dicas & Truques para o Windows 8

Por Jorge Sampaio quarta-feira, janeiro 2
Conheça as melhores dicas e truques para o Windows 8, que o ajudarão a controlar e personalizar melhor o seu sistema operativo.

Caso você ainda tenha dificuldades em trabalhar com este novo sistema operativo, consulte o nosso tutorial para Windows 8 - Guia inicial.

Instalar jogos gratuitos no Windows 8

No Windows 8, o utilizador tem a possibilidade de instalar dezenas de jogos gratuitos através da loja de aplicativos (funcionamento semelhante ao Google Play do Android).

Para isso, basta aceder ao ambiente Metro pressionando a "Tecla do Windows" - Loja.

Na secção "Jogos", defina o preço para "Gratuito". Selecione o jogo que deseja, e clique no botão instalar (poderá ser necessário associar uma conta Microsoft - Hotmail ou Outlook.com).


Criar palavra-passe por imagem

Uma das funcionalidades que tem despertado maior curiosidade no Windows 8, é a possibilidade de criar uma palavra-passe por imagem. Para criar a sua, basta aceder às configurações do Windows pressionando a "tecla do Windows + I" - Alterar Definições deste PC - Separador Utilizadores - clique no botão "Palavra-passe por imagem".

Clique no botão "Escolher Imagem" e defina qual o "gesto" que deverá fazer para entrar no seu Windows.


Personalizar ambiente "Metro"

No Windows 8, você encontrará várias opções para personalizar o seu ambiente "Metro". Para iniciar a personalização, pressione a "tecla do Windows + I" e clique na opção "Alterar definições do PC". No separador "Personalizar" comece por definir a imagem do ecrã de bloqueio.

personalizar ambiente metro windows 8 Você poderá utilizar as imagens do Windows 8 ou utilizar uma imagem sua, clicando no botão "Procurar".

Você poderá igualmente alterar a imagem de fundo do ambiente Metro. Para personalizar os ícones exibidos no ambiente "Metro", basta arrastar o ícone pretendido para a posição que desejar.

Para remover um ícone, basta clicar com o botão direito do rato no ícone que pretende eliminar e selecionar "Remover do Iniciar".


Teclas de Atalho no Windows 8

atalhos windows 8
As teclas de atalho do Windows são uma preciosa ajuda para acelerar a nossa navegação no sistema.

Aqui ficam os atalhos do Windows 8 que consideramos mais úteis:


Tecla Windows: Mostra o ambiente Metro;
WIN + I: Acede ao menu configurações do Windows;
WIN + F: Mostra a pesquisa de arquivos do Windows;
WIN + C: Mostra a barra de menus lateral (Charm Bar);
WIN + D: acede ao ambiente de trabalho do seu computador;
CTRL+SHIFT+N: Cria uma nova pasta;
CTRL+SHIFT+ESC: Abre o gestor de tarefas (e terminar tarefas que estejam a bloquear o PC);

Outra funcionalidade interessante, é ser possível ativar programas da barra de "Tarefas" pressionando a tecla "Windows" e o número da posição em que o programa se encontra. Por exemplo: pressionando a tecla Windows + 1, iria abrir o Windows Media Player.

atalhos windows 8


Montar uma Imagem ISO

Pretende visualizar os arquivos guardados dentro de um arquivo ISO (imagem de CD/DVD )? Muito simples, basta clicar com o botão direito do rato no arquivo ISO, e selecionar a opção "Montar".

Como desligar o Windows 8 rapidamente

Com a exclusão do Menu Iniciar do Windows 8, alguns utilizadores podem ficar confusos na hora de encerrar o seu PC. No entanto, existe um pequeno "truque" que lhe irá facilitar o trabalho:

Pressione a tecla do WINDOWS + D, para abrir o seu ambiente de Trabalho e pressione as teclas ALT+F4.

atalho para desligar o Windows 8 rapidamente

Em alternativa, você poderá criar um botão de encerrar o Windows 8.

Reinstalar o Menu Iniciar no Windows 8

Se você não consegue "viver" sem o velhinho menu Iniciar, instale o Aplicativo "StartMenu8" no seu Windows 8. Após a instalação, surgirá o Menu iniciar no seu ambiente de trabalho.

Definir o programa de abertura do arquivo

Defina qual o programa que deve abrir determinado tipo de arquivo acedendo às configurações do seu Windows (atalho WIN+I) - Painel de Controlo. Na parte superior da janela, defina a opção "Ver por: Categorias".

Selecione a opção Programas - Programas Predefinidos - Associar um tipo de arquivo ou protocolo a um programa. Agora, clique na extensão de arquivo que pretende associar, e selecione "Associar Programa". Caso o programa não se encontre na lista sugerida pelo Windows 8, clique em "Mais opções" ou "Procurar outra aplicação neste PC".

Ativar Histórico de Arquivos

O Windows 8 veio equipado com a funcionalidade Histórico de arquivos, que permite ao utilizador guardar cópias dos seus arquivos, para que os possa recuperar caso estes fiquem danificados (ou perdidos).

Para ativar o Histórico de Arquivos, aceda ao menu Configurações (atalho WIN+I) e clique em "Painel de Controlo" - Sistema e Segurança - Histórico de Arquivos - Selecionar unidade. Agora indique onde você pretende guardar os seus arquivos de Backup (a melhor opção será uma unidade externa, por exemplo, uma pen drive USB).

Qual é a sua Dica ou Truque?

Caso o leitor conheça mais alguma dica para o Windows 8, partilhe com a nossa comunidade deixando o seu comentário. Obrigado.

4 Comentários " Dicas & Truques para o Windows 8 "

Anónimo

Alt+ F4 para sair de um programa na interface metro...

Anónimo

Muitíssimo eficiente e útil esse tutorial.

Já comecei usa-lo.

Obrigado

Anónimo

É muito mais fácil você desligar o Windows 8 pressionando a tecla "windows + I" que já aparece a opção de desligar.

Jorge Sampaio 5 de agosto de 2014 às 21:35

Obrigado pela sugestão, Existe ainda outra forma de acelerar a forma como desligamos o Windows 8, que consiste em criar um botão de Desligar.

Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Criar um botão de desligar no Windows 8

Atenciosamente, SafePC Tuga.