Como criar capas para CD e DVD

Por Jorge Sampaio terça-feira, março 26
Neste tutorial, iremos explicar como criar capas profissionais para os seus CDs / DVDs caseiros.

Muitos utilizadores optam pela solução mais óbvia, usando um editor de imagens (Gimp, Photoshop, etc.) para criar a capa, com as dimensões padrão (274*184). No entanto, esta solução é bastante trabalhosa e nem sempre compensa o tempo despendido.

Criar capas de CD / DVD


1.  DVD Slim Free

A primeira solução consiste em utilizar o programa gratuito DVD Slim Free.

O funcionamento do programa é bastante simples, na prática, basta selecionar o tipo de capa que pretende criar (em Cover type) e com o rato clicar no formato da capa para adicionar uma imagem.

Como criar capas para CD e DVD


Ao clicar no botão "T", poderá adicionar um titulo na zona frontal e na dobra da sua capa. Caso fique satisfeito com o resultado, poderá imprimir o resultado final.

Faça o download do DVD Slim Free (se o download não arrancar, clique aqui).

2. Easy CD & DVD Cover Creator

Outra solução consiste em usar o Easy CD & DVD Cover Creator. A versão gratuita limita a utilização do programa, permitindo a impressão de apenas 10 capas.

No entanto, as várias opções de edição fornecidas, tornam este programa uma excelente solução para criar capas criativas e profissionais.

Para iniciar um projecto, basta selecionar o tipo de capa que pretende criar, sendo que a versão "Slimcase" refere-se a versão mais fina e compacta da capa:

  • Standart CD Case & Label
  • Slimline CD Case & Label
  • Standart DVD Case & Label
  • Slimline DVD Case & Label

Em seguida, basta adicionar texto ou imagens para compor a sua capa. Para o ajudar, o programa disponibliza vários templates prontos a usar. Para usar um template basta clicar no botão "Templates" e selecionar um modelo.

Como criar capas para CD e DVD

Por fim, clique no botão "Print" para imprimir o resultado final. Faça o download do Easy CD & DVD Cover Creator.

Seja o primeiro a comentar em " Como criar capas para CD e DVD "