Tags:

Como usar a fórmula SE do Excel - Tutorial

Por Jorge Sampaio quinta-feira, junho 27
A fórmula SE do Excel permite realizar testes lógicos, e apresentar resultados distintos consoante o teste realizado seja verdadeiro ou falso.

Como usar a fórmula SE do Excel?

Comece por aceder ao separador "Fórmulas" do Excel, clique no botão "Lógica" e selecione a fórmula SE. Adicione os argumentos da fórmula, consoante é explicado no próprio Excel.

fórmula SE do Excel

Em alternativa, poderá escrever a fórmula diretamente na célula do Excel. Para melhor compreensão, nada melhor que alguns exemplos práticos.

Sabia que: o Excel possui uma funcionalidade chamada "formatação condicional" que permite personalizar as células da planilha (cores, criar gráficos, etc.) consoante os critérios definidos por si? Saiba mais no seguinte tutorial: Formatação condicional no Excel.


Exemplos:

1. No primeiro exemplo, iremos testar se determinado aluno passou no exame. Uma nota abaixo de 10 implica a Reprovação, e maior que 10 a aprovação.

O valor da nota estará armazenado na célula A1.

Na prática, você iria construir uma fórmula SE, em que o teste lógico seria "A1>10", sendo que em caso de teste positivo o valor_se_verdadeiro seria "Aprovado", e o valor_se_falso seria "Reprovado".

=SE(A1>10;"Aprovado";"Reprovado")

Explicação: O Excel testou se o aluno teve uma nota superior a "10", sendo que em caso de condição Verdadeira, o aluno estaria aprovado, ou caso a condição retorna-se falso, ou seja a nota fosse efetivamente menor que 10, estaria reprovado.

2. No segundo exemplo, iremos atribuir a classificação a um aluno, consoante a porcentagem do exame. O Valor do exame encontra-se na célula A1. Lembrámos que poderá copiar a nossa fórmula para o Excel e fazer os seus testes.

=SE(A1<50;"Não Satisfaz";SE(A1>50;"Satisfaz";SE(A1>75;"Bom";SE(A1>85;"Muito Bom";SE(A1>95;"Excelente";)))))

Explicação: A fórmula utilizada permite testar o valor do exame e atribuir várias classificações diferentes (neste caso 5).

Outras fórmulas SE no Excel

Você poderá ainda utilizar as fórmulas CONTA.SE e SOMA.SE. Tal como o próprio nome indica, a fórmula CONTAR.SE, permite contabilizar todos os resultados verdadeiros do teste lógico, e a fórmula SOMAR.SE, permite somar todos os valores verdadeiros do teste lógico.

Exemplo da fórmula CONTAR.SE

Imagine que pretende contabilizar o número de trabalhadores de uma empresa que ganha mais de 500 euros.

Os valores dos salários dos trabalhadores foram inseridos entre a célula A1 até A10.

A fórmula seria assim:

=CONTAR.SE(A1:A10; ">500")

Exemplo da fórmula SOMA.SE

Imagine que pretende somar o valor total dos salários superiores a 500 euros. Os valores dos salários dos trabalhadores foram introduzidos entre as células A1 e A10.

A fórmula seria assim:

=SOMA.SE(A1:A10; ">500")

Fórmula CONTAR.SE.S

O Excel coloca ainda à sua disposição as fórmulas CONTAR.SE.S que permite contabilizar um determinado valor, obedecendo a 2 critérios distintos.

Por exemplo, imagine que possui uma tabela com os salários do pessoal da sua empresa, e pretende contabilizar o número de empregados que recebem mais de 500 euros, mas menos de 1000.

A fórmula ficaria (em que A1:A10 representa a coluna com os salários):

=CONTAR.SE.S(A1:A10;">500";A1:A10;"<1000")

Fórmula SOMA.SE.S

A fórmula SOMA.SE.S possui dois critérios de avaliação, permitindo somar os valores quando os dois critérios são verdadeiros. Por exemplo, imagine que pretende somar o valor faturado numa loja, após o dia 10 apenas pelo funcionário "1".

A fórmula ficaria:

=SOMA.SE.S(A1:A10;B1:B10;"> 10";C1:C10;"=1")

Explicação: O coluna A1:A10 guarda o valor faturado e a coluna B1:B10 o dia da faturação. O critério introduzido é que o dia (neste caso entre B1:B10), deve ser maior que 10. Para terminar, o Excel aplica o segundo critério e verifica na coluna C1:C10, quais as vendas efetuadas pelo operador número 1.

Criar uma formula personalizada

Se não encontrou uma formula "SE" capaz de realizar os cálculos desejados, poderá sempre criar a sua própria formula personalizada através de uma Macro (VBA).

Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como criar uma fórmula personalizada no Excel (consulte o exemplo CASE).

Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

2 comentários to ''Como usar a fórmula SE do Excel - Tutorial"

ADD COMMENT
  1. Gostava de tirar uma duvida. Tenho uma folha de calculo em excel onnline, o que se passa é que quero , por exemplo o campo B automatico se o A estiver preenchido aumentando +1 a celula anterior B.. Percebeu minha duvida? Mt obrigado..

    ResponderEliminar
  2. Caro leitor/a,

    Não sei se conseguimos perceber a 100% a sua dúvida. Mas pelo que deu a entender você irá necessitar da fórmula CONTAR.SE. Por exemplo, imagine que pretende contabilizar o número de células preenchidas na coluna A1 até A:10. A fórmula ficaria assim:

    =CONTAR.SE(A1:A10;">0")

    Caso o seu problema não tenha ficado resolvido com esta explicação, volte a entrar em contato connosco.

    Atenciosamente, SafePC Tuga.

    ResponderEliminar