Como Bloquear Sites indesejados no PC (3 soluções)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, junho 10

Atualmente, existem várias formas de bloquear o acesso a sites indesejados, seja para proteger uma criança de páginas impróprias (conteúdo adulto, chats, etc.), ou simplesmente para bloquear um site que não goste.

Neste tutorial, iremos explicar como bloquear um site usando o arquivo Hosts do Windows ou um programa específico para bloquear sites (protegido com senha). Caso tenha dúvidas, poderá visualizar a nossa vídeo aula no final do post.

Como bloquear sites no PC

Bloquear sites usando o arquivo Hosts




Sempre que tentamos aceder a um Website, o nosso Windows consulta o arquivo de Hosts em busca de informações de caminho para o Website (relacionamentos de Hostnames, com IPs).

Você poderá utilizar o arquivo Hosts para controlar o o acesso a determinados sites.

Para isso, comece por aceder ao diretório do arquivo Hosts (em que a letra "C:" deve ser substituída pela drive correcta):

C:\Windows\System32\drivers\etc

Edite o arquivo Hosts utilizando o Bloco de Notas. Posicione o cursor do rato na última linha do arquivo (depois de: #127.0.0.1 localhost ou :1 localhost) e digite 127.0.0.1 (espaço) endereço do site que pretende bloquear, por exemplo:

127.0.0.1 www.siteparabloquear.com

bloquear sites hosts

Guarde as alterações, acedendo ao menu "Ficheiro" (ou arquivo) - Guardar (ou Salvar). Você deve possuir privilégios de administrador para editar o arquivo Hosts.

Caso não consiga guardar as alterações no arquivo Hosts, experimente aceder ao Menu Iniciar - Programas - Acessórios - Bloco de Notas e com o botão direito do rato selecione "Executar como administrador".

Bloquear sites usando o InterApp



O InterApp Control é um programa gratuito que permite bloquear o acesso a Websites, programas e funcionalidades vitais do computador. Para bloquear sites no InterApp Control, deverá fazer o download do aplicativo na página do desenvolvedor e proceder à respetiva instalação. A senha inicial do programa é 123.

Para bloquear um site, basta aceder ao separador "Bloqueios" e clicar no botão "Bloquear".

No campo "Palavra-chave", digite o endereço que pretende bloquear e guarde as alterações.

Como bloquear sites em todos os navegadores



Bloquear sites usando o Windows Live Proteção para Família

A Microsoft coloca à sua disposição o programa Windows Live Proteção para a Família que permite bloquear o acesso a determinados Websites, e obter relatórios personalizados sobre a utilização do computador.

Para obter mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Bloquear sites no Proteção para Família.

Seja o primeiro a comentar em " Como Bloquear Sites indesejados no PC (3 soluções) "