Como ligar 2 computadores em rede - Wireless (Ad Hoc)

Por Jorge Sampaio domingo, julho 28
As redes Ad Hoc, são redes sem fios que permitem ligar dois computadores, sem necessitar de periféricos adicionais. Dessa forma, você poderá trocar arquivos entre computadores, partilhar a conexão à Internet, jogar em rede, etc.

Para criar a sua rede Ad Hoc, bastará apenas dois computadores equipados com placas de rede sem fios (algo comum nos computadores atuais).

rede ad hoc


Configurar uma rede Ad Hoc


Comece por aceder ao Menu Iniciar - Painel de Controlo e selecione a vista de ícones "Grandes". Clique em "Centro de Rede e Partilha" - Configurar uma nova ligação ou rede.

Agora, selecione a opção "Configurar uma rede ad hoc sem fios (computador para computador)".

Como ligar 2 computadores em rede
Nota: No Windows 8 você não encontrará a opção para a criação da rede Ad Hoc, no entanto, o Windows 8 consegue conectar-se a redes ad-hoc próximas.

Defina um nome para a sua rede Ad Hoc, e o tipo de segurança que a rede irá ter.

ligar 2 computadores em rede

A sua rede está pronta. Agora, basta conectar os dois computadores à rede Ad Hoc (em redes, perto do relógio do Windows).

Como partilho os arquivos?



Para partilhar os arquivos, basta aceder ao Windows Explorer (pressione as teclas de atalho WIN+E) - Rede.

Você encontrará o outro computador listado nos dispositivos da rede. Clique duas vezes para abrir os arquivos do computador.

Poderá ser necessário digitar o nome do utilizador e a respetiva senha do computador acedido (que utiliza para entrar no Windows), para ganhar acesso aos arquivos.

criar rede ad hoc

Já poderá efetuar a troca de arquivos normalmente.

Ativar o ícone da rede no Ambiente de Trabalho

Clique com o botão direito do rato no Ambiente de Trabalho e selecione "Personalizar". Clique na opção "Alterar ícones do Ambiente de trabalho". Ative a apresentação do ícone "Rede".

Seja o primeiro a comentar em " Como ligar 2 computadores em rede - Wireless (Ad Hoc) "