Como ligar uma impressora em Rede - Cloud Print

Por Jorge Sampaio segunda-feira, setembro 16
O Google Cloud Print é um serviço gratuito que lhe permite ligar as suas impressoras à Internet, tornando-as acessíveis em rede. Dessa forma, você e outros utilizadores (autorizados por si), poderão imprimir documentos à distância diretamente do computador, smartphone ou tablet.

Como funciona?

Comece por aceder ao site do Google Cloud Print, e clique no botão "Experimentar agora". Faça login com a sua conta Google, se necessário consulte o nosso tutorial Criar conta Google.

Surgirá uma lista de dispositivos reconhecidos e outras opções, uma das quais que permitem guardar os documentos em PDF no Google Drive.

Clique no link "manage prints" e na janela que surge, selecione "Adicionar Impressora".

Como ligar uma impressora em Rede - Cloud Print

Selecione a marca da sua impressora para iniciar a configuração (deverá suportar ligação à Internet). Para exemplificar, iremos utilizar uma impressora HP PhotoSmart 5515 com ePrint previamente configurado (após cadastro gratuito).

A configuração varia de impressora para impressora, mas no geral é uma operação muito simples. Por exemplo, no caso da nossa impressora HP, bastou digitar o endereço de email da impressora (exemplo@hpeprint.com), para conectar ao Google Cloud Print.

Após terminar a configuração, poderá imprimir uma página de teste (pode demorar alguns segundos até iniciar a impressão).

Como ligar uma impressora em Rede - Cloud Print

A sua impressora está ligada em rede.

Imprimir do Smartphone ou Tablet

Você também ordenar a impressão de documentos através do smartphone ou Tablet. Para isso, basta utilizar o aplicativo gratuito Google Drive, corretamente configurado com a sua conta Google. A impressora surgirá na lista de dispositivos de impressão Google Cloud Print.

Seja o primeiro a comentar em " Como ligar uma impressora em Rede - Cloud Print "