Como recuperar arquivos, SMS ou contatos do Android

Por Jorge Sampaio quarta-feira, outubro 16
Perdeu algum arquivo importante do seu Android (fotos, vídeos, apks etc.)? Excluiu acidentalmente um contato, SMS ou histórico de chamadas? Não desespere, usando os programas indicados, você conseguirá recuperar os arquivos do seu Android em apenas alguns cliques.

Como recuperar arquivos, SMS ou contatos do Android

Como recuperar arquivos, SMS ou contatos do Android


Antes de avançar, é importante salientar que alguns dos programas propostos apenas conseguem recuperar arquivos quando o Smartphone possui permissões de super-usuário (root). Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como fazer root no Android.

Os programas que iremos indicar conseguem recuperar arquivos quando:

  • Foram excluídos acidentalmente;
  • Perdidos após efetuar o "root" do dispositivo;
  • Depois de repor os dados de fábrica;
  • Após avaria do dispositivo;
  • Após desbloquear o Bootloader;
  • Etc.




1. Dr.Fone - WonderShare (Demostração gratuita por 30 dias)

Uma das melhores soluções é o programa Dr.Fone da empresa WonderShare. O programa consegue recuperar fotos, vídeos, contactos, mensagens, notas, registros de chamadas e muito mais. O programa foi desenhado para funcionar mesmo que o dispositivo se encontre danificado (por exemplo, com a tela quebrada).

Para começar, basta conectar o seu dispositivo Android e selecionar a opção "Recuperar Dados". Será necessário ativar a "Depuração USB" no seu dispositivo. Para isso, aceda ao menu "Configurações" > Sobre telefone / tablet > Pressione 7 vezes a opção "Número de compilação". Agora, aceda ao "Modo Desenvolvedor" (que passou a surgir nas Configurações do seu Android) e ative a "Depuração USB".



Em seguida, basta selecionar o tipo de arquivos que pretende recuperar e clicar em "Próximo". O programa possui duas opções de recuperação: Arquivos apagados (+Rápida) e "Todos os arquivos" (Maior taxa de deteção). Para uma maior eficácia, use a opção "Todos os arquivos e clique em "Iniciar".

Arquivos danificados: Se o seu dispositivo se encontra danificado (por exemplo, a tela quebrada), o método de recuperação é obrigatoriamente diferente, isto porque em muitos casos, os dispositivos danificados não respondem. Nesse caso, deverá aplicar a opção "Extrator de dados para Android (Dispositivo Danificado).

2. Tenorshare Android Data Recovery

O Tenorshare Android Data Recovery é um programa gratuito e muito simples de usar. O programa possui uma interface muito bonita e auto-explicativa, tornando todo o procedimento mais fácil para o usuário.

Como recuperar arquivos, SMS ou contatos do Android


O Tenorshare Android Data Recovery suporta praticamente todas as versões do Android, e possui um sistema de pré-visualização, que permite visualizar os arquivos antes de proceder à sua recuperação.

Como funciona?

Na prática, basta conectar o seu dispositivo Android ao computador através de um cabo USB. Em seguida, ative o modo de Depuração no Android, e inicie o scan do dispositivo. No final, é só visualizar o que foi encontrado e proceder à sua recuperação.



3. 7-Data Android Recover

O 7-Data Android Recover é outra solução interessante para resgatar os arquivos excluídos do seu Android. O programa encontra-se em português, sendo mais fácil compreender todos os passos sugeridos pelo programa.

No final, você poderá guardar todos os arquivos recuperados no seu computador, ou adiciona-los novamente no seu dispositivo Android.

7-Data Android Recover


4. Remo Recover for Android

Por fim (mas não menos interessante), você poderá experimentar o Remo Recover for Android. O programa é igualmente gratuito e recupera arquivos excluídos da memória interna ou externa (cartão de memória) do seu dispositivo Android.

Para isso, basta conectar o seu dispositivo Android ao computador, e iniciar a verificação. O processo é bem simples e seguro.

Mais dicas para Android:

Seja o primeiro a comentar em " Como recuperar arquivos, SMS ou contatos do Android "