Como Libertar Memória Interna no Android (4 Soluções)

Por Jorge Sampaio quarta-feira, janeiro 8
O seu dispositivo Android apresenta mensagens de erro indicando que o espaço de armazenamento é insuficiente? Não consegue instalar novos aplicativos? O seu Android impede-o de fotografar porque não possui espaço suficiente para armazenar as fotografias? Saiba como resolver o problema de uma forma simples.

A memória interna é o local onde são armazenados os dados dos seus aplicativos e o sistema Android. Ou seja, excluir arquivos do cartão de memória SD, não irá ajudar a resolver o problema, apenas o irá fazer abdicar dos seus preciosos arquivos.

Ao fim de algum tempo é normal que está memória fique lotada, principalmente em dispositivos mais antigos, que possuem pouca memória interna. dificultando a instalação de novas Apps.



1. Conectar um pendrive ao Android

Pretende libertar espaço sem excluir arquivos? experimente conectar um pendrive e usar o respectivo armazenamento. O próprio sistema Android está preparado para "montar" o pendrive, bastando possuir um cabo USB OTG (On The Go).

Na prática, basta selecionar os arquivos que pretende mover usando um explorador de arquivos. Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como conectar um pendrive no Android.

Como libertar memória interna no Android

2. Apagar a cache dos aplicativos

Muitos aplicativos do Android armazenam arquivos cache na memória interna, com o objectivo de melhorar a velocidade de execução do aplicativo. No entanto, ao fim de algum tempo o tamanho da cache pode tornar-se excessivo.

Para o ajudar a limpar a cache dos aplicativos, você poderá utilizar o Android Assistant, um aplicativo gratuito e muito completo. Na prática, basta clicar no botão "Cache Limpa", e limpar os dados armazenados.

Conheça mais detalhes no seguinte tutorial: Android Assistant - acelere o seu Android.

Como libertar memória interna no Android

3. Descobrir o que está a consumir memória

Outra técnica interessante é utilizar o DiskUsage para determinar que arquivos ou aplicativos estão a consumir mais espaço no seu Android.

Como é óbvio, não é possível apagar todos os arquivos (alguns essenciais ao funcionamento do Android), no entanto, conseguirá perceber que aplicativos estão a consumir mais espaço, e decidir se efetivamente os quer manter.

4. Mover aplicativos para o Cartão SD

Mover os aplicativos para o cartão SD também o ajudará a ganhar alguma memória interna no seu Android.

É importante referir que não é possível mover todos os aplicativos. Para o ajudar, poderá utilizar a funcionalidade App2SD presente no Android Assistant (referido no ponto 1).

Qual é a sua dica?

Sabe alguma dica para poupar a memória interna do Android? Partilhe connosco, através de um comentário. Obrigado!

Seja o primeiro a comentar em " Como Libertar Memória Interna no Android (4 Soluções) "