Tags:

Como Conectar o Pendrive ao Smartphone Android (OTG)

Por Jorge Sampaio terça-feira, janeiro 6
Neste tutorial, iremos explicar como conectar um pendrive ao smartphone (ou tablet), usando um cabo USB OTG (On The Go). Dessa forma, poderá passar os arquivos do Smartphone para o pendrive e vice-versa.

De salientar, que o cabo OTG também lhe permite conectar ratos (obtendo o respectivo cursor), teclados ou câmaras fotográficas diretamente no seu smartphone ou Tablet.Em alguns casos, é possível conectar gamepads (da XBOX 360) e jogar diretamente no seu Android.



Dessa forma você poderia por exemplo:

  • Conectar o teclado do PC ao smartphone para criar documentos;
  • Passar as fotos da máquina fotográfica diretamente para o smartphone ou tablet.
  • Navegar no sistema Android com o rato (é exibido um cursor), mesmo quando a tela touch não funciona;
  • Etc.


conectar o pendrive ao Smartphone


O que é um cabo USB OTG?

Um cabo USB OTG é constituído por uma entrada micro USB e outra USB (fêmea - Tipo A), que permitem que o seu smartphone funcione como "Host". Poderá comprar um cabo OTG numa loja de informática perto de si.

Conectar o pendrive ao smartphone


Em primeiro lugar, é necessário verificar se o smartphone (ou tablet) suporta a tecnologia OTG. Para isso, comece por baixar o aplicativo USB OTG Checker diretamente da loja de aplicativos, e clique na opção "Check Device OS on USB OTG".

conectar o pendrive ao Smartphone


Caso o USB OTG Checker confirme a compatibilidade do seu dispositivo, basta conectar o cabo ao seu smartphone (ou tablet) e na ponta USB fêmea conectar o pendrive.Se tudo correr bem, o seu Android irá reconhecer automaticamente o dispositivo conectado.



Como aceder aos arquivos do PenDrive?

Para aceder aos arquivos do pendrive, será necessário possuir um explorador de arquivos no seu smartphone. Aqui no SafePC Tuga, recomendamos o ES File Explorer ou o File Commander.

E se o meu dispositivo não for compatível?

Se o seu dispositivo não for compatível, são necessários alguns passos adicionais, que envolvem rootear o seu Android. Você poderá rootear o seu Android usando o programa Kingo Root (gratuito). Caso tenha dúvidas, basta consultar o seguinte tutorial: Como fazer um root no Android.

Para terminar, será necessário instalar o aplicativo OTG USB Helper que o ajudará a "montar" o dispositivo externo no seu Android. Está pronto.



Mais dicas relacionadas:

Post Tags:

safepctuga
Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

2 comentários to ''Como Conectar o Pendrive ao Smartphone Android (OTG)"

Fazer Comentário