Armazenar arquivos na nuvem (Cloud) é uma excelente forma de manter os seus arquivos (vídeos, fotos, documentos, etc.) num "local" seguro, e acessível por qualquer dispositivo com acesso à Internet.
É igualmente uma excelente forma de poupar espaço de armazenamento, nos seus dispositivos (computador, tablet, smartphone, etc.).
Atualmente existem vários serviços de armazenamento em nuvem.
Um dos serviços mais populares é o Google Drive, que disponibiliza cerca de 15 Gygabytes gratuitamente, bastando para isso usar uma conta Google.
Aceder ao Google Drive
Para armazenar arquivos no Google Drive, basta fazer login na sua conta e clicar no botão "Carregar".
Para simplificar a sincronização dos arquivos com a sua "nuvem", você poderá utilizar o aplicativo Google Drive (igualmente gratuito) para PC, Android, iPhone e iPad.
Download Google Drive
Após instalar o Google Drive no seu dispositivo, será necessário fazer o login com a sua conta Google Drive. Acendendo às "Preferências" do aplicativo Google Drive, você poderá definir as pastas da sua nuvem que pretende sincronizar, embora seja recomendável sincronizar todos os arquivos.
Ao instalar a versão para PC, passará a surgir uma nova pasta no diretório "Os meus Documentos", onde encontrará os seus arquivos sincronizados. Para fazer o upload de um arquivo para a sua nuvem, basta copiar o arquivo desejado para dentro da pasta do Google Drive.
É provável que o arquivo demore alguns minutos (3-4 minutos) a surgir na sua pasta Google Drive (o tempo para sincronizar).
Sempre que criar um documento no Google Drive, através de outro dispositivo sincronizado com a sua conta (smartphone, tablet ou outro computador), esse mesmo documento será adicionado na sua nuvem ficando disponível para os restantes dispositivos.
É igualmente uma excelente forma de poupar espaço de armazenamento, nos seus dispositivos (computador, tablet, smartphone, etc.).
Como armazenar arquivos na nuvem
Um dos serviços mais populares é o Google Drive, que disponibiliza cerca de 15 Gygabytes gratuitamente, bastando para isso usar uma conta Google.
Aceder ao Google Drive
Para armazenar arquivos no Google Drive, basta fazer login na sua conta e clicar no botão "Carregar".
Para simplificar a sincronização dos arquivos com a sua "nuvem", você poderá utilizar o aplicativo Google Drive (igualmente gratuito) para PC, Android, iPhone e iPad.
Download Google Drive
Após instalar o Google Drive no seu dispositivo, será necessário fazer o login com a sua conta Google Drive. Acendendo às "Preferências" do aplicativo Google Drive, você poderá definir as pastas da sua nuvem que pretende sincronizar, embora seja recomendável sincronizar todos os arquivos.
Ao instalar a versão para PC, passará a surgir uma nova pasta no diretório "Os meus Documentos", onde encontrará os seus arquivos sincronizados. Para fazer o upload de um arquivo para a sua nuvem, basta copiar o arquivo desejado para dentro da pasta do Google Drive.
Sempre que criar um documento no Google Drive, através de outro dispositivo sincronizado com a sua conta (smartphone, tablet ou outro computador), esse mesmo documento será adicionado na sua nuvem ficando disponível para os restantes dispositivos.
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