Como instalar o Windows 8 no pendrive (ou Disco Externo)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, maio 26

O Windows 8 vem equipado com uma nova funcionalidade, que permite instalar o sistema operativo diretamente num pendrive ou disco externo USB.

Essa funcionalidade é denominada "Windows To Go" e permite executar o seu Windows 8 em outros computadores (mesmo que possuam um sistema operativo diferente, por exemplo o Windows 7).

A funcionalidade Windows To Go está presente exclusivamente no Windows 8 Enterprise, no entanto, esta funcionalidade poderá ser aplicada em todas as versões do Windows 8, recorrendo à ajuda do programa gratuito AOMEI Partition Assistant.

Instalar o Windows 8 no pendrive


Antes de começar será necessário conectar um pendrive (com 13 GB de capacidade mínima), ou um disco rígido externo.

É recomendado que o seu dispositivo seja compatível com a tecnologia USB 3.0, de forma a garantir uma maior velocidade na execução do sistema.

Faça o download do AOMEI Partition Assistant e proceda à respectiva instalação.

Baixar AOMEI Partition Assistant

Na janela do programa, clique na opção "Windows To Go Creator".



Windows to Go creator

Agora, selecione o dispositivo onde irá instalar o Windows 8 (que já deverá estar conectado) e coloque o DVD do Windows 8 na drive.

Caso não possua o DVD de instalação do Windows, poderá baixar a sua cópia diretamente dos servidores da Microsoft, lembrando que será necessário uma licença válida do produto.

Baixar Windows 8

No campo "Select Windows 8 installation file" clique no botão "Browse" e aceda ao diretório "Sources/install.wim" do DVD de instalação do Windows.


Como instalar o Windows 8 no pendrive ou Disco Externo

Clique no botão "Proceed", surgirá uma mensagem avisando que todos os dados do dispositivo (pendrive ou disco externo) que irá utilizar vão ser apagados.

Confirme a formatação do dispositivo e aguarde enquanto o AOMEI Partition Assistant cria uma versão portátil do seu Windows.

Após concluir todo o procedimento, já poderá iniciar o Windows 8 em qualquer computador, bastando para isso aceder às definições da BIOS* e colocar o dispositivo USB em primeiro lugar no arranque (Boot).

* Para aceder às definições da BIOS, deverá pressionar a respectiva tecla de atalho no primeiro ecrã de arranque do computador (normalmente são usadas as teclas F2, DEL, F10 - verifique se a tecla é exibida no primeiro ecrã de arranque do PC - BIOS Setup).

1 1 Comentário " Como instalar o Windows 8 no pendrive (ou Disco Externo) "

Rangel J. Bordin 4 de outubro de 2015 às 04:21

Muito bom. Muito útil para mim