Como sincronizar áudio e vídeo - Tutorial

Por Jorge Sampaio segunda-feira, outubro 13
Neste tutorial iremos explicar como sincronizar o áudio com o vídeo, abordando dois cenários possíveis: a faixa de áudio e vídeo foram gravadas separadamente e pretende unir as duas faixas, ou simplesmente para corrigir um vídeo cujo áudio não corresponde com a imagem.

Sincronizar Vídeo e Áudio


Se você está com problemas para executar um vídeo, em que o áudio e a imagem não batem certo, poderá utilizar o VLC para corrigir o problema, sem necessitar de editar o vídeo.

Para isso, basta executar o vídeo no VLC, e com o botão direito do rato clicar na imagem. Agora, selecione a opção "Ferramentas" - Track Synchronization.

Como sincronizar áudio e vídeo

Defina o intervalo de tempo necessário para corrigir a exibição do vídeo. Poderá adicionar um valor negativo para acelerar o áudio em relação ao vídeo, ou aumentar para atrasar.

Baixar VLC


2. Camtasia Studio

O Camtasia é um programa gratuito para testar que permite fazer edições bastante profundas com enorme simplicidade. Para sincronizar o áudio e o vídeo existe duas soluções:

Se o áudio e o vídeo estiverem juntos, clique no link "Import Media" e arraste os elementos para a "Timeline" do Camtasia. Por fim, clique na barra do vídeo na "Timeline" e selecione a operação "Separe video and audio".

Como sincronizar áudio e vídeo

Agora basta arrastar os respectivos elementos (áudio ou vídeo) consoante as suas necessidades.

Para sincronizar áudio e vídeo que foram gravados em separado, basta clicar no link "Import Media" e adicione o áudio e o vídeo ao Camtasia. Por fim, basta ajustar os elementos para que estes fiquem sincronizados.

De salientar, que o Camtasia apesar de ser gratuito para testar, permite salvar os resultados finais na totalidade e sem marca d'água.

Baixar Camtasia Studio

Seja o primeiro a comentar em " Como sincronizar áudio e vídeo - Tutorial "