Tags:

Recuperar arquivos deletados - Qual o melhor programa?

Por Jorge Sampaio domingo, novembro 16
Quando tentamos recuperar arquivos deletados (da lixeira do Windows, do pendrive, do cartão de memória, etc.), possuimos vários programas gratuitos à nossa disposição.

Mas qual é a diferença entre cada programa? Será que todos os programas recuperam os arquivos da mesma forma? Será que os resultados obtidos são iguais?

Para responder a essas questões, decidimos fazer o nosso próprio teste, que produziu resultados surpreendentes.

melhor programa para recuperar arquivos deletados

Como testámos?

No nosso teste, tentamos recuperar arquivos do cartão de memória da nossa máquina fotográfica.

Para manter a coerência dos resultados e garantir que todos os programas partiam em "pé de igualdade", não foi efectuada qualquer alteração ao conteúdo do cartão.

Parâmetros que analisamos:

  • Número de arquivos recuperados;
  • Tempo total da verificação + recuperação.

Nota: durante o teste prestamos particular atenção aos recursos consumidos por cada programa. As diferenças não foram muito significativas, e como tal descartamos este parâmetro.

Número de arquivos recuperados

Recuperar arquivos deletados

Total de dados recuperados (em MegaBytes):

Recuperar arquivos deletados

O DiskDigger foi o programa que apresentou uma maior taxa de recuperação de arquivos. O programa na versão gratuita permite guardar todos os arquivos encontrados, embora coloque um pequeno tempo de espera entre cada arquivo recuperado.

Nº arquivos recuperados: 350
Total de dados recuperados: 1720 mb


O Minitool Partition Data Recovery também se destacou pela positiva, conseguindo encontrar bastantes arquivos com um scan rápido e eficiente.

O grande inconveniente, é que o Minitool na versão gratuita apenas permite salvar 1gb de dados recuperados (provavelmente será suficiente na maioria dos casos).

Nº arquivos deletados recuperados: 144
Total de dados recuperados: 1.68gb


O Recuva é um dos programas de recuperação mais populares do mercado, apresentando uma interface apelativa e de fácil compreensão. Os resultados apresentados pelo Recuva foram bastante positivos conseguindo entrar no "pódio" do nosso teste.

Nº arquivos deletados recuperados: 100
Total de dados recuperados: 266mb


O Glary Undelete é um programa gratuito e muito simples de usar. Apesar de todas as qualidades reconhecidas ao Glary Undelete, ele apresentou uma das piores taxas de recuperação.

Nº arquivos deletados recuperados: 17
Total de dados recuperados: 49.3mb


O Pandora Recovery obteve um resultado razoável (perto do Recuva), apresentado uma boa taxa de recuperação e um scan rápido. Um programa a ter em consideração na hora de recuperar arquivos deletados.

Nº arquivos deletados recuperados: 85
Total de dados recuperados: 216.8mb

Ashampoo undelete

O Ashampoo undelete foi bastante rápido a verificar a unidade, o problema foi a baixa taxa de recuperação. Durante a instalação também nos foi oferecida uma toolbar, que apesar de ser opcional, pode fazer com que muitos usuários instalem a barra sem o desejarem (especialmente os usuários que carregam sempre em "seguinte" sem ler).

Nº arquivos deletados recuperados: 23
Total de dados recuperados: 53.38mb

Undelete 360

O undelete 360 obteve a pior taxa de recuperação do teste, embora isso não faça dele um mau programa.

Nº arquivos deletados recuperados: 17
Total de dados recuperados: 49.3mb

Wise data recovery 

Um bom programa, com um scan rápido mas pouco eficiente.

Nº arquivos deletados recuperados: 24
Total de dados recuperados: 49mb 

Conclusão:


Nos nossos testes o DiskDigger e Minitool obtiveram os melhores resultados. Não entanto, não podemos deixar de destacar o Recuva e o Pandora Recovery como boas alternativas.

Post Tags:

Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Recuperar arquivos deletados - Qual o melhor programa? "