Tags:

9 dicas para escolher um Smartphone (bom e barato)

Por Jorge Sampaio quinta-feira, maio 28
Comprar o smartphone ideal pode parecer uma tarefa complicada. No entanto, com algumas dicas é possível restringir a sua escolha, sendo mais fácil selecionar um smartphone compatível com os seus gostos.


9 dicas para escolher um Smartphone

Como escolher um Smartphone bom e barato



1. Sistema operativo

A primeira coisa a ter em conta é o sistema operativo que vem incluído.

Atualmente, o mercado dos smartphones é dominado por 3 sistemas operativos principais: Android (da Google), iOS (exclusivo dos produtos Apple) e o Windows Phone (amplamente presente em dispositivos Nokia).

Cada sistema operativo possui a sua legião de seguidores, embora, seja inegável que em relação à oferta de aplicativos (apps + jogos), o Android e o iOS sejam superiores.

2. Tamanho da tela

Outro aspecto chave na compra do smartphone é a tela. As telas podem variar de tamanho entre as 3 até às 6 polegadas. Uma tela grande, permite visualizar os elementos de uma forma mais evidente, no entanto, é importante ter em atenção à resolução do ecrã. Apenas um ecrã com uma resolução elevada (720p, 1080p ou superior) garante uma imagem nítida.

Claro que uma tela enorme, também se fará sentir no bolso e na autonomia da bateria.

3. Performance

Outro aspecto a ter em conta é a performance do dispositivo, nomeadamente a nível de processamento. Quanto maior a velocidade do processador melhor. O número de núcleos do processador* é igualmente importante. Uma boa capacidade de processamento, permite um trabalhar mais fluído do seu smartphone (sem travamentos, mesmo em tarefas mais "pesadas").

*Número de núcleos:

Dualcore - 2 núcleos
Quadcore - 4 núcleos
Octacore - 8 núcleos

A memória RAM também desempenha um papel crucial, principalmente quando está a usar vários aplicativos em simultâneo. 


4. Armazenamento

O armazenamento é igualmente importante, sendo essencial para guardar os seus aplicativos, fotos, vídeos, etc.

Você poderá comprar cartões de memória para aumentar a capacidade de armazenamento, no entanto, é importante verificar se o dispositivo possui memória interna suficiente para guardar os seus aplicativos. 

5. Autonomia

Talvez o "calcanhar de Aquiles" dos smartphones é a sua autonomia. Os fabricantes têm melhorado a autonomia dos aparelhos, produzindo baterias mais eficientes e adicionando funcionalidades de poupança de energia, no entanto, ainda estamos longe de ver o problema resolvido.

bateria smartphone

A autonomia da bateria vem expressa em mAh, e quanto maior for o seu valor melhor. No entanto, é importante salientar que a autonomia depende muito do smartphone (tamanho de tela e restantes funcionalidades).

Como tal, o termo comparativo mais fácil de usar, será a autonomia durante as chamadas e stand-by.

6. Câmara

A câmara fotográfica desempenha um papel crucial na escolha de muitos usuários. Em primeiro lugar, é preferível que o seu novo smartphone possua duas câmaras (frontal e traseira), facilitando as videochamadas e as selfies.

Normalmente, os "megapixels" é o valor que os usuários usam como "referência", embora este não seja absoluto, visto que a qualidade da fotografia depende de outros factores, como a sensibilidade da lente.

Também é sempre interessante que o smartphone venha equipado com flash. E mesmo que não o use nas suas fotografias, garantimos que será uma boa lanterna.


7. Tecnologia 3G vs 4G
tecnologia 4g

Dê prioridade a smartphones que suportem a tecnologia 4G.

Na prática, o 4G permite velocidade de acesso à Internet significativamente superiores. Isso, irá se traduzir em downloads mais rápidos, carregamento de vídeos no Youtube mais fluídos, etc.



8. Extras

Se o seu leque de escolha ainda é muito alargado, deverá se concentrar nas funcionalidades "extra" do dispositivo. Valorize smartphones com NFC, Rádio, Bluetooth, GPS, etc.

Ou então, num patamar mais "exótico", poderá sempre optar por smartphones resistentes à agua como os "Xperia Z".

9. Compare preços

Antes de avançar para a compra é essencial fazer a comparação de preços. Após encontrar o modelo ideal para si, pesquise os preços em várias lojas para garantir que faz a melhor compra. No nosso caso, as pesquisas que fizemos para um Sony Zperia z1 permitiu encontrar diferenças significativas com preços a variar entre os 449 a 599 euros.

Post Tags:

Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " 9 dicas para escolher um Smartphone (bom e barato) "