Escolha o melhor canal Wi-Fi e acelere a sua Internet

Por Jorge Sampaio domingo, julho 12

Neste tutorial, iremos explicar como escolher o melhor canal para a sua rede Wi-fi.

Dessa forma, é possível reduzir as interferências e melhorar o alcance, velocidade e estabilidade da sua Internet sem fios.

Se no seu local de residência existem várias redes Wi-fi, é normal existir "degradação" do sinal.

Isto porque, as operadoras quando instalam a Internet na casa do cliente, optam por deixar o canal "padrão". Como consequência, temos vários routers a trabalhar no mesmo canal "lutando" pelo seu espaço.

Mas afinal, como escolhemos o melhor canal para Wi-fi? E como se procede à mudança do canal?

Escolha o melhor canal Wi-Fi e acelere a sua Internet


Como mudar o canal Wi-Fi? Qual o melhor canal?



Em primeiro lugar, será necessário encontrar o melhor canal para a sua rede Wi-Fi. Para isso, iremos usar o aplicativo Wi-Fi Analyser (disponível para Android) ou o Nirsoft WifiInfoView.

O Wifi Analyser exibe um gráfico de fácil compreensão indicando a qualidade de todos os canais.

No nosso exemplo, compreendemos que os melhores canais são os 13 e 14. Como o nosso roteador não suporta o canal 14 decidimos atribuir o canal 13.
qual o melhor canal wifi analyser


Se não possui um dispositivo Android, poderá sempre optar pelo programa Nirsoft WifiInfoView (não necessita de instalação). Na prática, o programa exibe a qualidade dos canais em uso, sendo fácil compreender qual a melhor opção.

melhor canal wi-fi nirsoft

Como mudar o canal Wi-fi




Comece por aceder às opções do seu roteador (router). Para isso, será necessário saber o "IP" de acesso, que poderá encontrar nas instruções do dispositivo, ou usando o comando "ipconfig" na linha de comandos do Windows (campo Default Gateway).

Para mais detalhes consulte o seguinte tutorial: Como acessar as configurações do roteador.

Agora, aceda às opções da sua rede Wi-Fi e altere o canal em que a sua rede irá trabalhar. Após cada mudança recomendamos que teste a velocidade da sua Internet.

Dessa forma, garante a melhor performance da sua Internet. Consulte o nosso tutorial: Como testar a velocidade da Internet.

mudar o canal wi-fi

Seja o primeiro a comentar em " Escolha o melhor canal Wi-Fi e acelere a sua Internet "