O que é o Microsoft Edge?

Por Jorge Sampaio sexta-feira, setembro 18
Durante muitos anos, o Internet Explorer foi o navegador "padrão" do Windows. No entanto, este navegador sempre passou uma imagem de "fragilidade", apresentando problemas de desempenho e segurança.

Para piorar a situação, as suas alternativas (Google Chrome e Mozilla Firefox), ofereciam uma maior performance e mais funcionalidades, deixando o Internet Explorer a milhas de distância.

Após assistir a uma queda de popularidade do seu navegador, durante 12 anos seguidos, a Microsoft decidiu que era altura de "abandonar o navio" e construir um navegador do "zero", o Microsoft Edge.

O que é o Microsoft Edge


O que é o Microsoft Edge?


O Microsoft Edge foi lançado juntamente com o sistema operativo Windows 10. Embora o seu logótipo possua algumas semelhanças ao do Internet Explorer, rapidamente irá perceber que as diferenças entre ambos são muitas.

A Microsoft afirma que o Microsoft Edge é mais rápido e seguro. Mas falar é fácil... O que mudou realmente?

Para o Edge, a Microsoft desenvolveu um novo motor de renderização (converte o código fonte em páginas web), chamado EdgeHTML. Este novo motor, é mais rápido e eficiente, otimizando a velocidade de carregamento das páginas web modernas.

O Edge também deixou de suportar o ActiveX e respetivas extensões (conhecidas por serem vulneráveis a Malware). O usuário também irá encontrar uma "interface" mais limpa e fácil de compreender.

Com uma pequena visita às "Definições" do Edge, conseguirá personalizar os aspectos principais do navegador, sendo que a Microsoft parece ter abandonado as velhinhas "Opções de Internet" que acompanhavam o usuário desde o Windows 95.

O Edge merece uma oportunidade?


Entretanto, os usuários do Google Chrome e Firefox perguntam-se: Mas afinal, o que o é que Microsoft Edge oferece que eu não possua no meu atual navegador?

A Microsoft introduziu algumas funcionalidades interessantes, como a integração do OneNote (permite guardar anotações) e a funcionalidade Cortana, mas existe ainda um longo caminho a percorrer.

Ficamos ainda desiludidos com o suporte de HTML5 por parte do Microsoft Edge. Um pequeno teste no site "html5test" revela uma pontuação baixa.


Microsoft Edge:

suporte de html 5 do microsoft edge

Google Chrome:

suporte de html 5 do google chrome

Se recordarmos o Internet Explorer, que sempre demorou eternidades para adotar as "novidades" da programação Web, podemos concluir que os velhos hábitos da Microsoft se mantêm, sendo um mau presságio. Mas nada como lhe dar uma oportunidade, experimente!

1 1 Comentário " O que é o Microsoft Edge? "

Unknown 9 de dezembro de 2015 às 16:16

excelente navegador, eu aprovei muito rápido e confiável.