Reboot and select proper Boot Device - Como corrigir?

Por Jorge Sampaio quarta-feira, fevereiro 24
Sempre que tenta iniciar o Windows recebe uma mensagem de erro indicando: “Reboot and select proper boot device”? Saiba como corrigir o problema, voltando a usar o computador normalmente.

Esse problema surge porque o computador não detectou o sistema operativo no disco rígido que foi definido. Ou seja, sempre que o seu computador inicia, ele procura o sistema operativo.

Se o dispositivo de arranque que se encontra definido (nas configurações da placa mãe) não possuir o sistema operativo, ele apresenta a mensagem de erro “Reboot and select proper boot device”.

Reboot and select proper Boot Device



1. Para resolver o problema, experimente por trocar a ordem de arranque dos dispositivos (secção Boot da placa mãe), colocando o disco rígido a arrancar em primeiro lugar.

Para isso, comece por pressionar as teclas de atalho “F2“ ou “Del” no primeiro ecrã de arranque do computador, de forma a aceder às opções da placa mãe. Procure a secção “boot” e defina o disco rígido como primeiro elemento a arrancar.

Reboot and select proper Boot Device


2. Verificar se os cabos estão conectados corretamente: se mudou recentemente o seu disco rígido, é sempre boa ideia verificar se os cabos estão bem ligados.

3. Instale o sistema operativo: se continua a obter a mesma mensagem de erro, experimente inserir o DVD do Windows na drive de DVDs (também poderá usar um pendrive bootável) e proceda à instalação do Windows.

Caso tenha dúvidas, consulte o nosso tutorial: Como instalar o Windows 10 no computador. Conseguiu resolver o problema de outra forma? Envie as suas sugestões para O SafePC Tuga enviando o seu comentário. Obrigado.

Seja o primeiro a comentar em " Reboot and select proper Boot Device - Como corrigir? "