Como acelerar o Windows 10 (5 dicas) | SafePC Tuga

Por Jorge Sampaio sábado, março 19
Pretende melhorar o desempenho do PC em poucos cliques? Não importa se está a correr o Windows 10 num computador novo, ou se atualizou para o Windows 10 (aproveitando a promoção da Microsoft). Existe sempre margem para melhorar o desempenho do computador.

acelerar o windows 10


1. Desactivar aplicativos em segundo plano



O Windows 10 possui vários aplicativos a correr em background (plano de fundo), que podem ser interrompidos para libertar recursos.

Dessa forma, poderá acelerar o Windows 10 e poupar bateria (se possui um notebook).

Para isso, basta aceder ao menu "Opções" (Settings) pressionando as teclas de atalho Windows + I. Em alternativa, poderá aceder ao menu Iniciar e clicar em "Definições" (ou Configurações).

Agora, selecione o menu Privacidade - Aplicações em segundo plano. Desactive os aplicativos que acredite serem desnecessários.

apps em background no windows 10


2. Desativar programas no arranque

Desative os programas desnecessários que arrancam com o seu Windows. Para isso, basta iniciar o gestor de tarefas pressionando as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC e aceda ao separador "Arranque".

arranque windows

Agora, basta selecionar os programas e clicar no botão "Desativar". Repare que o Windows possui uma indicação do impacto desses mesmos programas no arranque do Windows.

3. Limpar arquivos inúteis

Manter um disco limpo e organizado é essencial para garantir um bom desempenho.

Se pretende excluir os arquivos inúteis do seu PC, poderá usar o Clean Master, um programa gratuito que permite apagar os arquivos desnecessários em apenas 2 cliques.

arranque windows

4. Diminuir os gráficos

O Windows 10 possui um design simples e atrativo. No entanto, se os efeitos de transparência e outros detalhes forem dispensáveis para si, poderá diminuir as animações de forma a deixar o PC mais rápido.

Para isso, comece por aceder ao Painel de Controlo e na barra de pesquisa que surge no topo da janela digite "Opções avançadas do Sistema".

Agora aceda ao separador "Avançadas" e no campo "Desempenho", clique em "Definições". Selecione as opções que pretende desativar, ou simplesmente marque a caixa de seleção "Ajustar para melhor desempenho".

arranque windows

Dica: Atualizar os drivers da placa gráfica (de vídeo) também permite melhorar o desempenho gráfico do seu computador.


5. Remover o Malware

Um computador com malware pode apresentar um comportamento "estranho" e um desempenho muito aquém do expectável. Use o MalwareBytes Anti-Malware para verificar o seu computador e remover todo o malware encontrado.

Fazer o reset ao Windows 10

Se pretende voltar a usufruir daquele desempenho inicial entusiasmaste do Windows 10, poderá fazer um reset revertendo todas as configurações para o seu estado original. Para mais detalhes consulte: Como fazer reset ao Windows 10.

Seja o primeiro a comentar em " Como acelerar o Windows 10 (5 dicas) | SafePC Tuga "