Como entrar em modo segurança no Windows 10

Por Jorge Sampaio domingo, dezembro 18
Uma das melhores formas de resolver um problema no computador é através do modo de segurança. Dessa forma, o seu Windows carrega apenas os serviços essenciais, evitando conflitos de software e até mesmo de hardware.


Durante vários anos, para aceder ao modo de segurança bastava pressionar a tecla "F8", no entanto, com a entrada do Windows 8 e o Windows 10 o cenário mudou completamente.

Na prática, ainda é possível aceder ao modo de segurança, no entanto, esta opção encontra-se mais escondida.

É notório que a Microsoft passou a privilegiar as ferramentas de recuperação do Windows, principalmente por permitirem corrigir problemas do sistema com relativa facilidade.


Como entrar em modo segurança no Windows 10


Como entrar em modo segurança no Windows 10



Existem diversas formas de entrar em modo de segurança no Windows 10, dependendo apenas do estado em que o sistema se encontra.

O computador consegue aceder à tela de login:

Neste caso basta pressionar a tecla "SHIFT" sem largar e pressionar o botão de Power - Reiniciar.

Como entrar em modo segurança no Windows 10


O Windows irá iniciar em modo recuperação. O Windows 10 irá iniciar no modo de recuperação. Aceda à "Resolução de problemas" - "Opções Avançadas" - Definições de Arranque - Reiniciar.

O seu computador irá reiniciar, surgindo uma lista de opções de arranque. Selecione a quinta opção: Ativar Modo de Segurança com rede (5).

modo de segurança no windows 10

Windows não consegue iniciar


Caso o Windows não consiga iniciar, poderá resolver o problema criando um suporte de recuperação.

Na prática, a Microsoft disponibiliza uma ferramenta de recuperação, que permite corrigir vários erros "comuns" do sistema.

Para mais detalhes, poderá consultar o nosso tutorial: criar mídia de recuperação do Windows.

Carregar o modo segurança no Windows


Comece por pressionar as teclas Windows + R e na janela que surge digite msconfig. Agora, basta aceder ao separador "Arranque" e selecionar o modo "Arranque Seguro".

Como entrar em modo segurança no Windows 10


Se necessário, poderá ativar a opção "Shell alternativa" para ter acesso à linha de comandos (cmd) no modo de segurança.

Seja o primeiro a comentar em " Como entrar em modo segurança no Windows 10 "