Como criar usuário administrador pelo CMD (Linha de comandos)

Por Jorge Sampaio quinta-feira, maio 18
Neste tutorial, iremos explicar como criar um perfil de usuário (com privilégios administrativos) pelo cmd (linha de comandos). Se necessário, poderá usar este tutorial para criar uma conta, mesmo quando não é possível iniciar o Windows através do seu perfil.

Para isso, será necessário criar um suporte de instalação do Windows e arrancar através desse mesmo suporte. Caso tenha dúvidas poderá consultar o nosso tutorial: Criar suporte de instalação DVD ou USB.

Como criar usuário administrador pelo cmd



Vamos começar pela criação de um usuário administrador pelo cmd, com a sessão do Windows iniciada. Para isso, comece por pressionar as teclas de atalho CTRL+SHIFT+ESC para iniciar o gestor de tarefas.

Em seguida, aceda ao separador "Ficheiro" (ou Arquivo) - Nova Tarefa. Digite "cmd.exe" (sem aspas), e marque a caixa de seleção "Executar como privilégios administrativos". Agora digite os seguintes comandos:

Net user nomedaconta /add


Não se esqueça de alterar "nomedaconta" para o nome que efectivamente pretende usar. Para terminar, será necessário atribuir os privilégios de administrador. Para isso, digite na linha de comandos:

net localgroup Administradores nomedaconta /add




Caso surja uma mensagem indicando que o grupo local não existe, poderá digitar "net localgroup" (sem aspas) para listar todos os grupos disponíveis, e assim verificar qual o nome atribuído aos "Administradores".

Criar usuário pelo CMD (sem logar no Windows)



Em primeiro lugar, será necessário alterar a ordem de arranque do seu computador, ou seja, indicar qual o dispositivo que deverá ser carregado em primeiro lugar, contendo os arquivos do Windows, neste caso o DVD ou o dispositivo USB (conforme o suporte que criou).

Para isso, será necessário pressionar a tecla de atalho exibida na primeira tela de arranque para entrar na configuração da BIOS ou UEFI (normalmente F2, ESC ou Delete).

Altere a ordem de arranque (Boot Order) e salve as alterações. O computador irá iniciar novamente surgindo uma janela de arranque diferente. Comece por selecionar o idioma (à partida, já estará selecionado o Português). Na janela seguinte, clique na opção "Reparar este PC" e aguarde enquanto o Windows inicia a recuperação.

Agora selecione a opção "Resolução de problemas" - "Linha de comandos - Prompt de comando".



Agora digite os comandos referidos no ponto anterior. Caso tenha dúvidas, poderá enviar o seu comentário.

Post Tags:

Precisa de ajuda?

Não encontrou a resposta que necessitava? Envie as suas perguntas para a nossa redação. Queremos dar resposta às vossas dúvidas, e ajudar outros usuários que enfrentam o mesmo problema. Para entrar em contacto preencha o seguinte formulário.

Seja o primeiro a comentar em " Como criar usuário administrador pelo CMD (Linha de comandos) "