Como usar a Cortana para Desligar o PC (ou reiniciar)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, dezembro 11
A Microsoft tem adicionado progressivamente novas funcionalidades à Assistente Pessoal Cortana, sendo possível enviar emails, criar lembretes, reconhecer músicas, etc. No entanto, tarda em adicionar funcionalidades básicas como desligar ou reiniciar o computador.

Não obstante, essa limitação pode ser contornada facilmente, fazendo a Cortana executar um “atalho” especial criado por si que inicia o encerramento do computador.

Como usar a Cortana para Desligar o PC


Como usar a Cortana para Desligar o PC (ou reiniciar)





1. Comece por pressionar as teclas de atalho Windows+R para iniciar a caixa de execução. Digite "%appdata%" (sem aspas) e pressione a tecla [Enter]. Agora aceda ao seguinte diretório:

Microsoft\Windows\MenuIniciar\Programas


criar atalho


2. Na janela á sua direita, clique com o botão direito do rato e seleccione "Novo” - Atalho. Na localização do item digite os seguintes códigos consoante a tarefa pretendida e pressione “seguinte”.

Para desligar, digite: shutdown.exe -s -t 00

Para reiniciar, digite: shutdown.exe -r -t 00



3. Em seguida, digite o nome do atalho, lembrando que será esse nome o comando de voz necessário para iniciar a tarefa. Escolha por exemplo: ”Desligar o PC” e clique em terminar.

Se tudo correr bem, surgirá um novo programa na lista do menu iniciar, precisamente com o nome que você atribuiu, neste caso "Desligar PC".



Se já possui a Cortana ativa, basta dizer “Hey Cortana” - ”Executar Desligar o PC”. O seu computador irá desligar, sem necessitar de qualquer intervenção extra.

Seja o primeiro a comentar em " Como usar a Cortana para Desligar o PC (ou reiniciar) "