Como Recuperar a Chave do Windows (7, 8 e 10)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, janeiro 29
Se está a planear a reinstalação do Windows, é essencial possuir a chave de ativação do Windows. Existem 3 formas de obter a chave do Windows: usando um programa específico, verificando a etiqueta colada no chassi, ou armazenada na UEFI.

Em teoria, a chave do seu Windows encontra-se armazenada no registro do sistema (regedit), no entanto, a mesma encontra-se no formato "binário", sendo impossível de ler da forma tradicional.



Relembramos ainda que muitos fabricantes dos computadores permitem a criação de um suporte de instalação do Windows, a qual dispensa a introdução de uma chave de ativação, visto que é ativada através de uma chave Windows OEM (Original Equipment Manufacture). Para mais detalhes, consulte o seguinte tutorial: Como criar um DVD do Windows.

Como recuperar a chave do Windows



Usando um programa: Quando você (ou o fabricante) instala o Windows no computador, a chave fica armazenada no seu PC. Recorrendo a um programa gratuito como o NirSoft ProduKey, ou o Berlac Advisor, poderá recuperar rapidamente a chave do seu Windows.

powershell "(Get-WmiObject -query ‘select * from SoftwareLicensingService’).OA3xOriginalProductKey"


No caso do NirSoft ProduKey, é possível recuperar chaves do Windows de computadores avariados, bastando aceder a menu "File" > Select > e apontar para o disco do computador em questão.

Etiqueta: Muitos computadores possuem uma etiqueta colada ao chassi, no qual está impressa a chave do Windows. O lado negativo, é que os caracteres impressos têm tendência em desaparecer, tornando mais difícil a leitura dos mesmos.


Se for impossível ler a totalidade da chave, poderá experimentar contatar o fabricante do PC para perceber se é possível obter ajuda. Já a Microsoft, terá todo o gosto em lhe vender outra chave...

Incluído na UEFI: Muitos computadores recentes possuem a chave de ativação incluída na UEFI da placa-mãe. Na prática, o seu Windows conseguirá concluir a ativação sozinho, bastando para isso que instale a mesma versão do Windows.

Por exemplo, se possui a chave da versão Windows 10 Home, não poderá instalar a versão Windows 10 PRO, isto porque a versão PRO possui mais funcionalidades e como tal, possui um valor superior.

Se pretender anotar a chave do Windows que se encontra armazenada na UEFI. Poderá usar um comando do PowerShell. Para isso, basta digitar "PowerShell" na pesquisa do Windows, e na janela do aplicativo digitar o seguinte comando:


wmic path softwarelicensingservice get OA3xOriginalProductKey

Seja o primeiro a comentar em " Como Recuperar a Chave do Windows (7, 8 e 10) "