O que é um trojan horse?

Por Jorge Sampaio quinta-feira, junho 4

O trojan horse é uma das pragas da Internet que mais tem crescido nos últimos anos.

Esta praga age como o verdadeiro cavalo de Tróia da lenda, depois de entrar no nosso computador, ele abre uma porta para uma possível invasão.

Os trojans ficaram conhecidos pela "facilidade de utilização", visto que para infectar a vítima basta enviar o "presente envenenado" e esperar que a vítima execute o arquivo.

Os trojans não se instalam sozinhos, precisam da "nossa ajuda", é por isso que os seus criadores muitas vezes se recorrem de técnicas que levam o utilizador a executar o arquivo do servidor. A técnica mais conhecida é através de email, onde o utilizador se depara com o apelo ao clique, despertando a sua curiosidade.

Alguns exemplos:

  • Veja as suas fotos;
  • O seu computador está infectado, carregue aqui.
Outra forma do trojan se infiltrar é através de programas instalados, cuja fonte é certamente duvidosa.

Exemplos de trojans:

Objectivo dos trojans

O principal objectivo dos trojans é roubar as senhas do utilizador, sendo o principal alvo, as senhas dos serviços financeiros das vítimas.

Como se proteger dos trojans?


Um antivírus actualizado é essencial, juntamente com uma boa dose de "bom senso". Antes de clicar nos arquivos pense primeiro na sua segurança.

No entanto, se o computador ficar infectado, é fácil contornar o problema, basta executar os procedimentos deste artigo - Como remover vírus, trojans, etc.

Seja o primeiro a comentar em " O que é um trojan horse? "