Economizar bateria computadores portáteis (notebook, netbook)

Por Jorge Sampaio segunda-feira, março 21
economizar bateria computadores portateis
Quem possui um computador portátil (notebook ou netbook) sabe o quanto é importante economizar bateria. Existem algumas dicas importantes que o leitor pode adoptar de modo a prolongar a autonomia da sua bateria.

1. Mudar plano de energia: Certamente o procedimento mais conhecido e eficaz de economizar bateria. Altere o modo de consumo para “Poupança de Energia” de forma a reduzir o consumo do seu computador. Caso seja necessário poderá personalizar o brilho e a performance.


Entre no Menu Iniciar - Painel de Controlo - Hardware e Som - Opções de Energia.

Importante: Se deseja correr aplicações “pesadas” deverá mudar o plano de energia para “Alto Desempenho/Performance”. Um computador portátil obtém melhor performance se estiver ligado a corrente (ideal para jogos).

2. Desligar Wireless: Se não necessita de aceder à Internet sem fios considere em desligar o acesso Wireless. 

3. Diminuir brilho do ecrã: O ecrã é um dos maiores consumidores de energia, reduzir o brilho do ecrã será uma enorme poupança para o seu sistema e menos prejudicial para os seus olhos.

4. Evitar o uso desnecessário da Drive de CD/DVD: Remover os CDs/DVDs da drive poderá poupar várias “leituras” desnecessárias.



5. Poupar no som: Se a bateria for escassa, evite ouvir música no computador, ou então opte por auriculares.

6. Desligar todos os periféricos do computador: Evite ligar periféricos ao seu portátil, como ratos, Pendrives, etc.

Nota final: Como é óbvio, algumas destas dicas apenas se aplicam quando a necessidade da bateria supera a actividade de lazer.

Seja o primeiro a comentar em " Economizar bateria computadores portáteis (notebook, netbook) "